Etapa nacional do Projeto Resgate a Infância chega a Ipatinga

Ipatinga, no Vale do Aço, vai receber, entre 11 e 13 de setembro, a etapa nacional do Projeto Resgate a Infância, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT). Durante os três dias de atividades, estão previstas inspeções/visitas a órgãos municipais ligados à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, oficina de capacitação e uma audiência pública. As ações serão realizadas pela coordenadora nacional da Coordinfância, Patrícia Sanfelice, a coordenadora regional da Coordinfância, Luciana Coutinho, e pelo Procurador do Trabalho da PTM de Coronel Fabriciano Adolfo Jacob. 

Segundo a procuradora do Trabalho Luciana Coutinho, as ações programadas para a cidade consistem "em um esforço concentrado realizado com a participação e auxílio da coordenação nacional da Coordinfância, visando a execução de ações e medidas pertinentes aos três eixos de atuação do projeto Resgaste à Infância, tendo sido apresentado e escolhido o município de Ipatinga para a receber a ação nacional em 2018 no estado de Minas Gerais".

Além visitar e inspecionar equipamentos públicos da rede socioassistencial municipal, o Projeto Resgate à Infância vai verificar quais ações desenvolvidas pelo poder público local âmbito do combate ao trabalho infantil e regularização do trabalho de adolescentes. Está prevista também uma capacitação dos agentes do sistema de garantia de direitos e rede de proteção das crianças e adolescentes sobre trabalho infantil. Esses trabalhos estão programados para o dia 11, enquanto a capacitação com agentes da Rede de Proteção será realizada dia 12.

Na quinta-feira, 13, uma audiência pública vai debater e definir estratégias e mecanismos para que empresas da cidade possam cumprir a cota de aprendizagem, além de estabelecer compromissos na profissionalização de jovens e adolescentes e no combate ao trabalho infantil.

O projeto Resgate a Infância atua conjuntamente sob o viés dos eixos educação, aprendizagem e políticas públicas. Em Minas, a ação integra iniciativas da agenda estratégica regional e tem execução prevista em 64 municípios mineiros.

Serviço

Data: 11/9.
Horário: 8 às 18h.
Evento: inspeções/Visitas nos órgãos socioassistenciais municipais: CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte/Lazer.

Data: 12/09.
Horário: 8 às 18h.
Evento: oficina de capacitação para rede de proteção municipal sobre trabalho infantil e trabalho protegido.
Local: Câmara Municipal de Ipatinga - Praça dos Três Poderes, S/N, Centro.
Data: 13/09.

Horário: 8 às 13 horas.
Evento: audiência pública sobre aprendizagem profissional.
Local: Câmara Municipal de Ipatinga - Praça dos Três Poderes, S/N, Centro.

Leia também: 

Caravana jovem contra o trabalho infantil chega a BH
Projeto Resgate a Infância capacita profissionais da educação para a abordagem do trabalho infantil em sala de aula

Imprimir