Cooperação interinstitucional gera o Programa Descubra

Escrito por .

Programa de incentivo à Aprendizagem Profissional será lançado em BH, no dia 23 de agosto

Descubra! Descubra uma futura profissão, um talento, uma competência. Descubra o outro, descubra você mesmo. Na essência, esse é o fruto maior que o Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional pretende colher em Minas Gerais. Resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de onze órgãos públicos municipais, estaduais e federais, o Programa Descubra será lançado, em Belo Horizonte, no dia 23 de agosto, para promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional.

As articulações para a cooperação tiveram início em 2018, quando integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em Belo Horizonte alinharam-se no propósito de fomentar a ampliação dos Programas de Aprendizagem Profissional para contemplar também crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, com idades entre 14 e 21 anos. 

Qual a origem do nome do Programa Descubra, como ele vai funcionar, as competências de cada membro da cooperação, o papel do empregador, os resultados da experiência piloto feita no setor supermercadista, tudo isso e muito mais você vai saber durante o lançamento e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, que será realizado no dia 23 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Integram a cooperação em prol do Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional o Governo Federal, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT/MG), o Estado de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SESP) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais ( MPT-MG), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).


Lançamento do Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional
Data: 23 de agosto de 2019, a partir das 09h00min
Onde: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG, Avenida João Pinheiro, n. 100, Centro.
Inscrições: clique aqui

PROGRAMAÇÃO:
LANÇAMENTO DO PROJETO DESCUBRA E ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
9h – Apresentação Orquestra
9h30min - Abertura e pronunciamentos dos parceiros signatários do acordo de cooperação técnica
10h00min – Apresentação do Projeto Descubra. Coordenação: Luciana Marques Coutinho, Procuradora do Trabalho, Coordenadora Regional da COORDINFANCIA; Márcio Rogério de Oliveira, Promotor de Justiça – 23ª PIJ Área Infracional - Associação Mineira de Supermercados (AMIS )
11h - Associação Imagem Comunitária (AIC) – Depoimentos de Aprendizes.

Imprimir