Ministério Público do Trabalho tem nova administração em Minas Gerais

Posse solene foi presidida pelo procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro

O Ministério Público do Trabalho estará sob a administração do procurador Regional Arlélio Lage, no biênio, 2019/2021. Ao lado dele na administração do órgão estão a vice-procuradora chefe, Márcia Duarte e o coordenador de 1º e 2º graus Sérgio Alencar. A posse solene, no dia 4 de novembro, contou com presenças de autoridades de Belo Horizonte e de Brasília e foi presidida pelo procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro.

O procurador-geral destacou a atuação do MPT em Minas no caso Brumadinho como uma referência importante para órgão no Brasil inteiro: "atuações de grande relevância como essa tem que se tornar a marca da nossa instituição. Dessa fonte o MPT precisa beber, precisa produzir bons resultados, articular soluções, ser positivo. Somos uma instituição adepta ao diálogo, que fala com todos os segmentos", afirmou.

O novo procurador-chefe em Minas, Arlélio de Carvalho Lage, enfatizou que a instituição deve buscar seu fortalecimento "sustentada pela valorosa caminhada que já empreendeu, nos últimos 30 anos, por uma democracia mais amadurecida. Arlélio Lage destacou ainda a importância do diálogo entre instituições parceiras. Para o novo chefe do MPT, a instituição precisa dar visibilidade ao RX social que a sua atuação oferece. "Hoje o MPT conduz mais de 80 mil investigações no Brasil sobre irregularidades no meio ambiente de trabalho, exploração de trabalho análogo ao de escravo, de trabalho infantil. São exemplos de retratos que cada um de nós precisa ter na mente e nas mãos, para nos compreendermos e nós fazermos compreendidos sempre mais profundamente. Porque não é só uma questão de conhecer a nossa instituição, é de nos reconhecermos como instituição".

A procuradora do Trabalho Adriana Augusta Souza, que esteve à frente da instituição de outubro de 2015 a setembro deste ano, fez referência à atuação ativa do MPT no resguardo dos direitos sociais em meio a um cenário de incertezas e mudanças na relação trabalhista. "O trabalho contemporâneo passa por uma onda de redefinição de dogmas e valores, quebra de paradigmas e de padrões produtivos que têm levado a padecimentos oriundos de assédio moral organizacional severo porque metas, resultados e produtividade são mantras na nova dinâmica social emergente, às vezes, insaciável", alertou.

Durante a posse solene, a nova administração prestou homenagem às procuradoras Adriana Augusta, Fernanda Brito Pereira e ao procurador Rafael Albernaz Carvalho em nome de todos os membros e servidores da Regional, como reconhecimento "pela competência e integral dedicação" no período que exerceram os respectivos cargos: procuradora-chefe, vice-procuradora-chefe e coordenador de 1º e 2º grau.

Representantes de importantes instituições parceiras do MPT estiveram presentes na solenidade. Entre elas, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Ministério Público do Estado (MPE), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Confira a galeira de fotos da solenidade.

Leia também:

 - Íntegra do discurso do procurador Arlélio de Carvalho Lage
 - Ínegra do discurso da procuradora Adriana Augusta Souza

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Imprimir