Campanha contra o trabalho infantil terá apoio do América em BH

Escrito por .

*Atualizado em 01/06

A convite do MPT, os jogadores vão vestir a camisa contra o trabalho infantil nas partidas de 2 e 13 de junho


.
.
"Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade". Esse é o tema da campanha mundial contra o trabalho infantil, que neste ano de 2015, além de reforçar a necessidade de retirar as crianças do trabalho, também quer enfatizar a centralidade da educação na formação de crianças e adolescentes.

Entre as ações que serão realizadas em todo Brasil para marcar a passagem do dia Mundial contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, estão as parcerias com Clubes de Futebol. Em um ato simbólico, os jogadores são convidados a vestirem a camisa contra o trabalho infantil, durante as rodadas de campeonatos realizadas ao longo do mês de junho.

Procuradora Renata entregando a camisa ao Mancini
Procuradora Renata entregando a camisa ao Mancini
Aqui em Belo Horizonte, o América Futebol Clube vai apoiar a campanha. Seus jogadores vão vestir a camisa contra o trabalho infantil, nos jogos dos dias 2 e 13 de junho, no estádio do Independência. Na manhã de hoje, a Procuradora do Trabalho Renata Fonseca fez a entrega oficial das camisas da campanha ao jogador Mancini, que representou toda a equipe.

Em um gesto simbólico, o jogador vestiu a camisa, demonstrando o apoio do Clube à campanha. 

Mancini veste a camisa
Mancini veste a camisa
Em Minas Gerais, o Ministério Público do Trabalho instaura, em média, 200 inquéritos por ano, para investigar denúncias de exploração de trabalho de crianças e adolescentes. A média de termos de ajustamento de conduta firmados é de 100 e a de ações civis públicas é de 40.

Para a procuradora do trabalho que coordena a campanha de combate ao trabalho infantil em Minas, Renata Nunes Fonseca, "tem havido uma constância nestes números nos últimos anos, por isso é necessário o engajamento de todos, pois a erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2020 consiste em um compromisso internacional do Estado Brasileiro".

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. A mobilização é uma articulação do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros parceiros.

 

 

Confira os números da atuação do MPT em Minas nesta área:

 

2013

2014

2015

TOTAIS

Inquéritos Civis Públicos

229

272

100

601

Ações Civis Públicas:

49

40

16

105

Termos de Ajustamento de Conduta:

107

119

40

226

 

Leia também: Matéria do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)

Imprimir