Acordo garante reajuste salarial e evita greve no transporte público em Timóteo

Escrito por .

Coronel Fabriciano - Um acordo assegurou reajuste salarial para motoristas e cobradores do transporte público em Timóteo e evitou uma greve anunciada para o setor. Um impasse que havia entre o município, a empresa Autotrans Transportes Urbanos e Rodoviários Ltda e sindicato profissional foi encerrado após mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) durante audiência na tarde da última sexta-feira (5).

Segundo o procurador do Trabalho Túlio Mota Alvarenga, que mediou as negociações, um dos pontos de conflito entre os envolvidos era a proposta da empresa de atrelar o aumento de salário ao reajuste tarifário a ser concedido pelo município, o que foi negado pelos empregados. "O estado de greve já estava instalado, com risco de paralisação a qualquer tempo. Já havíamos enviado notícia ao MPT em Belo Horizonte para instauração de dissídio coletivo de greve para defesa dos interesses da população em caso de uma paralisação efetiva. Felizmente, após três audiências, o consenso venceu e o impasse foi resolvido", salientou o procurador

Na audiência, a empresa comprometeu a conceder aumento aos empregados nos termos acertados com o sindicato e disse que trabalha para que os valores sejam reajustados na próxima folha de pagamento. Já os detalhes acerca do abono e retroativo salariais serão também acertados entre empregador e sindicato durante uma reunião em 9 de julho.

Já o município informou que vai instituir uma comissão interna para tratar do aumento da tarifa do transporte público em Timóteo e realizará uma licitação específica para a questão. A cobrança do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO), taxa paga por empresas que exploram o serviço de transporte coletivo, foi suspensa pelo poder público para viabilizar o reajuste de motoristas e cobradores.

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Número do procedimento: 000346.2019.03.007/3 - 108

Imprimir