Combate ao trabalho infantil é tema de capacitação de educadores de Teófilo Otoni

Escrito por .

Teófilo OtoniO Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última quinta-feira, 16, evento de capacitação de profissionais da educação da rede pública de ensino, voltado ao combate ao trabalho infantil no município de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. As estratégias gerais do MPT no combate ao trabalho infantil, estruturadas no Projeto Resgate a Infância, com destaque para a área da educação, foram apresentadas durante o evento.

As procuradoras do Trabalho Isabella Filgueiras Gomes e Taísa Massimo de Souza Drumond proferiram palestra sobre "O Direito e o Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes: aspectos jurídicos, mitos e verdades sobre o trabalho infantil e Projeto Resgate a Infância". Além de apontarem as principais normas nacionais e internacionais relacionadas à proibição da exploração do trabalho de crianças e adolescentes, as procuradoras falaram a respeito de ideias equivocadas de tolerância ao trabalho infantil, arraigadas no senso comum.

Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Isabel Cristina Almeida participou do evento, tratando do tema "Redesenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil". Uma mesa redonda formada pelo MPT, Polícia Militar, Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Fundação de Apoio à Pesquisa e Saúde (Funapes/Fategídio) debateu trabalho protegido e aprendizagem profissional.

Alguns vídeos sobre os malefícios do trabalho infantil foram exibidos e comentados por integrantes da Secretaria Municipal de Educação, que instruíram profissionais da rede pública de ensino sobre procedimentos a serem adotados em casos de evasão escolar. Os profissionais da educação ainda receberam material do MPT para abordagem do trabalho precoce em sala de aula.

Por fim, o MPT e a Secretaria Municipal de Educação esclareceram as regras para inscrição e participação no Prêmio MPT na Escola/2018, nas etapas municipal, estadual e nacional. O concurso premia os melhores trabalhos de alunos sobre o combate ao trabalho infantil.

Inserido no Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, o encontro em Teófilo Otoni é um desdobramento da oficina de capacitação realizada em Belo Horizonte, em 18 e 19 de junho, direcionada a integrantes da rede de proteção a crianças e adolescentes de Minas Gerais.

Leia também:

Atuação dos órgãos que integram a rede de proteção da infância e adolescência foi assunto na Oficina do Projeto Resgate a Infância

Imprimir