MPT e MPMG capacitam catadores de material reciclável em Araguari

Uberlândia - O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) promoveram uma capacitação com catadores e catadoras de material reciclável em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assuntos referentes à gestão financeira e à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/10, entre outras questões foram debatidos com 25 trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Araguari (Ascamara).

A procuradora do Trabalho Karol Teixeira de Oliveira ressaltou que o objetivo do projeto é "contribuir com a autogestão por meio da apresentação de conceitos sobre a legislação específica e a gestão administrativa financeira". A procuradora acrescentou ainda que "os capacitadores realizaram um mapeamento das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais, questões e situações que necessitam ser reestruturadas, que servirão como diretrizes para futuras ações".

A parceria entre as instituições para a implementação do projeto teve início "a partir da identificação de possibilidade de atuação conjunta diante de dificuldades enfrentadas pela cooperativa de catadores na cidade", disse a procuradora. O Instituto Lixo e Cidadania (ILIX), de Curitiba, no Paraná, foi contratado pelo MPT por meio de uma destinação de recursos feita pelo MPMG, para capacitar os catadores.

Número do procedimento: 00584.2019.03.001

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Imprimir