• PRTs em Minas
  • PTM Varginha
  • Ações de combate ao trabalho escravo são tema de audiência do MPT com representantes do governo dos EUA

Ações de combate ao trabalho escravo são tema de audiência do MPT com representantes do governo dos EUA

Varginha - Troca de experiências e informações sobre instrumentos normativos de enfrentamento ao trabalho escravo marcou uma audiência entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e integrantes da embaixada e do consulado dos Estados Unidos no Brasil. A reunião foi realizada na Procuradoria do Trabalho no Município Varginha, no Sul de Minas de Gerais.

A procuradora do Trabalho Letícia Moura Passos Soares, representante do MPT no encontro, explicou à delegação estrangeria como é a atuação do órgão no enfretamento às questões ligadas ao trabalho escravo, especialmente nas fazendas de cultivo de café na circunscrição da PTM de Varginha, além de fornecer dados relativos aos procedimentos do Ministério Público do Trabalho sobre o tema.

Segundo a procuradora, a reunião foi solicitada pelos integrantes do governo americano e teve relação com o trabalho do Departamento Alfandegário e de Proteção de Fronteiras do governo norte-americano, que verifica a ocorrência de trabalho escravo na cadeia produtiva de produtos importados pelos Estados Unidos.

"Considerei a reunião bastante profícua, pois desconhecia a existência de legislação americana que visa a coibir a importação de produtos que tenham ligação com trabalho escravo e foi uma oportunidade de mostrar a eles o importante papel da nossa instituição na busca pela erradicação do trabalho escravo no Brasil", enfatizou a procuradora.

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir