Campanha de prevenção de acidentes de trabalho é veiculada em Itaú de Minas

Varginha - Uma média de 2.800 trabalhadores perdem a vida e outros 15 mil ficam incapacitados em decorrência de acidentes do trabalho, segundo dados do INSS. Para trazer a cultura da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, a Procuradoria do Trabalho em Varginha promoveu ampla divulgação em várias mídias do município de Itaú de Minas. Com a mensagem "Acidentes acontecem onde você menos espera. Imagine onde você espera" e, para jornais e outdoors, com uma foto de um trabalhador com o braço enfaixado decorrente de um acidente doméstico (onde menos se espera), a campanha foi veiculada em outdoors, rádios e jornais locais durante os meses de fevereiro, março e início de abril deste ano.

 

A Campanha de Prevenção à Acidentes de Trabalho MPT em Itaú de Minas foi financiada e divulgada através de acordo firmado pelo procurador do trabalho Hudson Guimarães, que atua na Procuradoria do Trabalho em Varginha (PTM/Varginha), e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Itaú de Minas (Siticom). "A veiculação da campanha foi uma medida pedagógica para entidade infratora e ao mesmo tempo uma forma de colocar em debate, na cidade, o tema 'saúde e segurança', tema mais recorrente nas investigações do MPT", explicou o procurador.

Em maio de 2013, o Ministério Público do Trabalho, por meio da PTM Varginha, instaurou um inquérito civil em face do sindicato investigado, com base em denúncia anônima recebida no disque-denúncia, que foi confirmada durante a investigação: o sindicato adotava a prática de cobrar taxa de contribuição assistencial de trabalhadores não sindicalizados.

Imprimir