Festival revela talentos artísticos do Programa Jovem Aprendiz

Escrito por .

Evento contou com performances de Teatro, Dança e Música apresentadas por jovens em situação de vulnerabilidade social



Belo Horizonte (MG) – Nessa terça (19/10) e quarta-feira (20/10), a capital mineira foi palco do 7° Festival de Talentos Amadores Fectipa/MG 2021. As cerimônias de apresentação e de premiação foram realizadas no Teatro Sesc Palladium, de forma presencial para os artistas e o misto (online e presencial) para o público.

O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT/MG) é um dos patrocinadores do Festival, promovido pelo Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG). De caráter educativo e sem fins lucrativos, o evento tem como objetivo incentivar os artistas amadores que fazem parte das Instituições Qualificadoras do Programa Jovem Aprendiz do Estado de Minas Gerais. Além disso, “nossa ideia é promover a diversificação de oportunidades para estes jovens em situação de vulnerabilidade social, abrindo mais uma porta para que eles possam mostrar talentos que vão além das fronteiras do trabalho formal”, destaca a Coordenadora do Fectipa/MG, Elvira Cosendey.

Célio Henrique Gonçalves, produtor e idealizador do Festival, explica que o evento foi criado para incentivar a manifestação artística dos jovens aprendizes de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos das instituições qualificadoras que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz e torná-los cidadãos ainda mais críticos, dinâmicos, autônomos, participativos e responsáveis”, destaca.

Os jovens talentos concorreram às premiações nas modalidades de Teatro, Dança e Música. Todos os jovens participantes receberam certificado de participação no evento e os vencedores de cada modalidade ganharam, além de um tablet, troféu e bolsa de estudos.

Os participantes do Festival receberam e vestiram as camisetas com a marca #chegadetrabalhoinfantil e todo público presente no Teatro ganhou um exemplar da revista em quadrinhos que trata do Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil do projeto do MPT em quadrinhos.

FECTIPA-MG - Coordenado pela SRTE/MG, o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes de Minas Gerais (Fectipa-MG) é formado por atores sociais, governamentais e da sociedade civil, interessados e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Com mais de 20 anos de história, o Fórum pauta suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, sempre visando à proteção ao trabalho e ao afastamento das atividades que prejudicam a saúde desse público-alvo. Nesse sentido, são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Dia das Crianças, Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Dia Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual, entre outros.

Descrição da Imagem - Para todos verem: Foto dos jovens aprendizes em cima do palco, todos usando a camisa com a hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil.

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir