Minas Gerais conquista primeiro lugar na categoria conto da Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola

Escrito por .

Solenidade de premiação ainda pode ser vista TV MPT no Youtube


Belo Horizonte (MG) – Estudantes de escolas públicas de municípios de Minas Gerais estiveram entre os finalistas em três categorias da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 - conto, música e poesia. A classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria – do Prêmio foi revelada nessa terça-feira (07/12). A solenidade virtual foi realizada no canal TV MPT no Youtube, e fica disponível de modo permanente no canal. Este ano, 14 regionais participaram da disputa, tendo o estado de Minas Gerais figurado entre os primeiros lugares em três, das quatro categorias. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.

A aluna da Escola Municipal Professora Maria Mazarello, Município de Belo Horizonte, Elisa Oliveira Silva Brito Santos, conquistou o primeiro lugar na categoria conto, do Grupo 2 (6° e 7º do ensino fundamental), nesta etapa nacional. Segundo ela, “fiquei muito feliz de participar desse prêmio, mas fiquei um pouco nervosa também. Não tenho nem palavras para descrever a felicidade que estou sentindo nesse momento”. A aluna Elisa leu o conto vencedor, narrando a trajetória de uma jovem que traçou uma história de sucesso profissional, iniciada a partir de sua contratação como jovem aprendiz. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação Lucíola Zacarias Mendes, que, durante a premiação da Etapa Estadual, destacou: “Estou muito feliz de ter participado desse programa, acho que ele é fundamental para a construção de um futuro melhor para toda a nossa sociedade”, disse a professora Lucíola, e, em seguida, destacou a importância de se desenvolver uma consciência coletiva com relação ao trabalho infantil e de se abrir oportunidades para os jovens em programas de inserção no mercado de trabalho.


Os demais alunos mineiros que também ficaram classificados entre os primeiros lugares da etapa nacional foram: na categoria Música do Grupo 2, Izabella Souza Soares e Vitória Alves de Souza, da Escola Municipal Tiradentes, do Município de Taiobeiras; e na categoria poesia do Grupo 1 (4° e 5º do ensino fundamental), Ana Alice Freitas Silva, da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, do município de Congonhas. O trabalho da aluna Ana Alice foi orientado pela professora Marlene Aparecida Leão, que, na solenidade de entrega da premiação da Etapa Estadual, iniciou sua fala cumprimentando toda a equipe do MPT pelo desenvolvimento desse prêmio. “É um trabalho grandioso e muito rico”, destacou. Além disso, a professora ressaltou ainda a importância de despertar a conscientização dos alunos por meio desse trabalho que promove o combate ao trabalho infantil. “Esse é um momento propício para reflexão e também ação”, convoca ela.

Para a coordenadora Regional da Coordinfância e do Projeto Resgate a Infância em Minas Gerais, Luciana Marques Coutinho, essas vitórias sinalizam novas perspectivas de futuro para muitas crianças e adolescentes: “O MPT na Escola é uma iniciativa transformadora. Tive a grata satisfação e honra de coordenar o projeto no Estado nos últimos cinco anos e pude testemunhar o efeito positivo nos Municípios, escolas, estudantes e até nos integrantes do MPT participantes. A inserção de temas relacionados a direitos sociais nos projetos pedagógicos de ensino é imprescindível na luta contra o trabalho infantil e para construirmos mais informação, sensibilização e conscientização social. Minas Gerais está na 7a Edição consecutiva do projeto, sempre com grande engajamento, fruto da dedicação das profissionais e Secretarias de Educação que abraçaram a causa! Este ano, foram 19 Municípios, 387 escolas, 125316 estudantes e 9644 professoras (es) no Estado que participaram do projeto.”

Na abertura do evento, ministro do Tribunal do Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, cumprimentou os participantes e agradeceu a participação de todos, especialmente os alunos e professores que prestigiam a organização do evento. “Esse é mais um evento de premiação desse projeto que tem tanto êxito. Eu tive uma satisfação imensa de participar do projeto em diversos momentos da minha atuação enquanto procurador. Quando participei, presencialmente, da cerimônia de entrega da premiação, há alguns anos atrás, pude verificar a capilaridade e a envergadura dessa premiação que se concretiza como uma forma efetiva de combate ao trabalho infantil. Fiquei impressionado com as apresentações a que assisti, com a qualidade do material produzido e, principalmente, pude notar o envolvimento das pessoas, dos alunos e dos professores, que merecem especial saudação com o combate a essa chaga que é o trabalho infantil”, salientou.

“O projeto MPT na Escola é uma importante contribuição para a orientação, sensibilização e conscientização social sobre os malefícios do trabalho infantil a partir da escola. É essencial a inserção de conteúdos relacionados aos direitos fundamentais sociais nos currículos escolares e projetos pedagógicos de ensino, e o MPT na Escola é uma forte contribuição para que isso se concretize, através do diálogo social e do estabelecimento de parcerias e de cooperação entre o MPT e as Secretarias de Educação, com o envolvimento da comunidade escolar. É, sem dúvidas, o projeto mais bonito da Coordinfância”, afirmou a coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real.

A gerente nacional do eixo educação do projeto Resgate a Infância, Luísa Carvalho Rodrigues, agradeceu a participação e colaboração de todas e todos ao MPT na Escola 2021, mesmo com todas as dificuldades de um período de pandemia. “O projeto teve ainda maior importância por 2021 ter sido declarado o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma que o MPT na Escola se soma às demais atividades de sensibilização sobre a importância da erradicação urgente do trabalho infantil”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Boletim ‘Comunica Rede Nº 30’, avalia que “a participação da Smed no Prêmio MPT Na Escola, nos anos de 2019, 2020 e 2021, foi satisfatória e construtiva, pois, além de valorizar o talento e o esforço dos(as) estudantes, trouxe uma pauta importante e que não pode ser esquecida: o trabalho infantil e a aprendizagem profissional, tópicos de uma reflexão sobre o direito à infância e o ingresso precoce no mercado de trabalho”.

--

Confira os trabalhos premiados em Minas que disputaram a premiação nacional

Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental
CATEGORIA POESIA
Município de Congonhas
Aluna: Ana Alice Freitas Silva
Prof. Marlene Aparecida
EM Engenheiro Oscar Weinschenck

Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental
CATEGORIA CONTO
Município de Belo Horizonte
Aluna: Elisa Oliveira Silva Brito Santos
Prof. Lucíola Zacarias Mendes
EM Professora Maria Mazarello

Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental
CATEGORIA MÚSICA
Município de Taiobeiras
Alunas: Izabella Souza Soares e Vitória Alves de Souza
Prof.: Laila Fernandes Santos Viana
EM Tiradentes

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir