MPT e Prefeitura de Governador Valadares dialogam sobre promoção de qualificação e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Escrito por .

Governador Valadares (MG) - Qualificação e inclusão profissional de imigrantes, jovens, negros, mulheres em situação de vulnerabilidade social foram temas de diálogo entre a Procuradoria do Trabalho em Governador Valadares e representantes do município. O resultado poderá ser concretizado em cursos de formação profissional e outras iniciativas.

A procuradora do MPT Tatiana Amormino reuniu-se com o Coordenador Administrativo da Assistência Social do Município de Governador Valadares, Expedito Aleixo Filho, no dia 27 de maio. “Foi um encontro para conhecimento do cenário atual no munícipio, quanto aos dados sobre pessoas vulneráveis, para troca de informações sobre as atuais políticas públicas em execução referentes às áreas prioritárias do MPT, bem como para discussão de novas possibilidades que possam ser abertas”.

Sobre a prioridade atualmente dada pelo município, o secretário destacou ações voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua. “Para esses públicos, discutimos a viabilidade de ações de orientação e conscientização sobre o trabalho infantil, no âmbito dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sobre possíveis projetos para capacitação de jovens e de mulheres negras para ingresso no mercado de trabalho no âmbito da tecnologia da informação, que é um setor carente de mão de obra no Brasil, o que poderá contribuir para evitar o grande fluxo migratório para os EUA, típico da região”, relatou a procuradora Tatiana Amormino.

Entre outros assuntos, foi tratada ainda a possibilidade de desenvolvimento de curso de capacitação especificadamente para Construção Civil voltado para pessoas em situação de rua, com enfoque inclusive em migrantes, já que a cidade recebe muitos nordestinos em busca de oportunidade profissional no Sudeste.

Em breve, o MPT pretende se reunir também com representantes do CRAS e CREAS para tratar especificamente do tema trabalho infantil, informou a procuradora.

Leia mais sobre a atuação do MPT em Governador Valadares

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir