PTM Uberlândia apoia ação para inclusão de PCDs

Escrito por .

Uberlândia - Será lançado hoje o Projeto Muda do Afeto, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se incluir a pessoa com deficiência na sociedade. A ação, financiada pelo MPT e por empresas locais, consiste em dois livros infantis, um filme e uma cartilha de acessibilidade, produzidos pela escritora Fernanda de Oliveira, o maestro Giordano Pagotti, a especialista em projetos de acessibilidade Karolina Cordeiro e pelo ilustrador Jótah. O MPT doou a quantia de R$ 70 mil, proveniente de duas ações civis públicas.

Esta é a segunda vez que o MPT estabelece parceria com Fernanda, para a produção de peças educativas. Na primeira, foram produzidos dois livros infantis que alertavam sobre o consumo de drogas. "O apoio do MPT é de fundamental importância para o nosso projeto, já conseguimos fazer bastante coisa", comenta a escritora. O procurador do Trabalho Paulo Veloso enfatiza que, "sempre que possível, o MPT busca apoiar ações sociais como essas, que promovem o respeito e a igualdade entre os cidadãos".

Voltados para o público infantil, os livros "O Canto do Menino Viajante" e "Quando conheci Pedrinho" pretendem despertar, desde cedo, a importância do respeito e do bom acolhimento à crianças com deficiência por parte de outras crianças, sobretudo no ambiente escolar. As obras literárias vêm acompanhadas de CD's com narração e trilha sonora elaborados pelo músico Giordano Pagotti. Já o filme "A voz da pedra", segundo Fernanda, é um "despertar em relação ao que é felicidade e amor puro".

A cartilha, "Caminho aberto – A rota acessível do estacionamento ao coração do estabelecimento", voltada ao público adulto, busca orientar estabelecimentos comerciais para a importância da humanização do atendimento às pessoas com deficiência, além de ressaltar o respeito aos espaços adaptados, como é o caso do estacionamento prioritário às pessoas com deficiência física. A iniciativa da cartilha se deu após uma criança com doença rara ter sido mal atendida em um estabelecimento em Uberlândia.

Tanto os livros quanto o filme e as cartilhas serão distribuídos em escolas públicas de Uberlândia.

Leia também:

G1: Projeto 'Muda do Afeto' é apresentado em Uberlândia
G1: Criada cartilha de atendimento a pessoas com deficiência em MG

Imprimir