MPT reúne profissionais da saúde para debate sobre doenças hematológicas e trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) pretende conhecer a realidade de pessoas que enfrentam doenças como anemia falciforme, talassemia e hemofilia e se veem diante do desafio da inserção e permanência no mercado de trabalho. Em 13 de novembro, será promovida uma audiência pública que vai possibilitar ao órgão ouvir relatos e experiências de profissionais, representantes de entidades públicas e privadas, além de cidadãos com experiência na defesa dos direitos de pessoas com enfermidades hematológicas. A audiência (confira o edital e a  programação), cujo nome é "Doença Falciforme, Talassemia, Hemofilia e o Direito ao Trabalho", será realizada na sede do MPT-MG, das 8h30 às 18h. 

Para o procurador do Trabalho que convocou a audiência, Rodney de Souza, os relatos dos expositores podem trazer "informações relevantes, como limitações impostas pela patologia, grau de incidência na população brasileira, dificuldades na contratação e empregabilidade, discriminação no trabalho, dispensas abusivas ou injustificadas, existência/ausência de políticas públicas de emprego e benefícios assistenciais, dentre outras".

"A partir daquilo que for exposto por pessoas que trataram, conviveram ou defenderam os portadores de anemia falciforme, talassemia e hemofilia, dentre outras patologias hematológicas, esperamos gerar conhecimento e compreender melhor essa realidade. Eventualmente, poderíamos contribuir com algo que se encaixasse nas atribuições do MPT, se houver realmente um problema demandando solução nesse campo. É o que esperamos esclarecer com a audiência pública", acrescentou o procurador.

Estão confirmadas as participações de representantes de universidades, fundações, associações, dentre os quais, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), a Fundação Hemominas, a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), a Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Minas Gerais (Dreminas).

Serviço

Audiência pública "Doença Falciforme, Talassemia, Hemofilia e o Direito ao Trabalho"
Data: 13.11.2018
Horário: 8h30 às 18h
Local: Sede do MPT-MG - Rua Bernardo Guimarães, 1615, Funcionários
Edital
Programação

Imprimir