• Procuradorias

Audiência debate inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Orientação, sensibilização e promoção da interlocução entre diversos atores sociais em prol da inserção das pessoas com deficiência (PCD's) no mercado de trabalho conduziram os debates durante uma audiência pública realizada na última quinta-feira, 13, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas. Convocado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o encontro reuniu gestores, trabalhadores, sindicalistas, servidores públicos, vereadores, entidades de qualificação e formação profissional e empresas com atividades na região que descumprem a Lei de Cotas.

Continue Lendo

Imprimir

Fórum consolida balanço de contração de pessoas com deficiência

Desde a criação do Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (FIAPCD), em junho de 2017, 253 pessoas com deficiência e 28 aprendizes PCDs foram inseridos no mercado de trabalho em Minas Gerais. Além disso, outras 129 estão encaminhadas para participarem de processos seletivos. Os dados foram consolidados durante a 10ª reunião do Fórum de Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (FIAPCD), realizada no Ministério Público do Trabalho, na última sexta-feira, 31.

Continue Lendo

Imprimir

Em Belo Horizonte mais de 6 mil empregados de caixas escolares serão contratos por processo seletivo

Um acordo, mediado pelo MPT, fixa prazo de dois anos para a MGS regularizar a situação de empregados de caixas escolares

A partir de 2020, todos os empregados de caixas de escolas municipais de Belo Horizonte deverão ser contratados por meio de processo seletivo público. São 6.645 serventes, supervisores, cantineiros, porteiros, dentre outros. O acordo, mediado pelo MPT, foi assinado também pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE), a empresa Minas Gerais Administração e Serviços S/A (MGS), o Município de Belo Horizonte e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública municipal (Sind-Rede).

Continue Lendo

Imprimir

Reunião do FIA-PCD’S promove atualizações

Dados de inquéritos das empresas e as mediações realizadas por integrantes do Fórum foram debatidos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu, em 25 de maio, a 8ª reunião do Fórum de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (FIAPCD). Durante o encontro, houve a apresentação sobre cadastramento, consultas e inserção de documentos e requerimentos em inquéritos civis em andamento por meio do MPT Digital. Além disso, reunião tratou também das pessoas com deficiência em situação de rua, que são prioridade no cadastramento, bem como discutiu o edital da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sobre licenciamento para pessoas com deficiência que trabalham como camelôs.

Continue Lendo

Imprimir