MPT destaca a necessidade do cuidado com a saúde mental dos profissionais de segurança pública em audiência

Procuradora explicou que a saúde mental está diretamente relacionada à qualidade do trabalho realizado por esses profissionais

Brasília (DF) - A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados discutiu a valorização dos profissionais de segurança pública nesta quinta-feira (25.4). Na audiência, a procuradora regional do Ministério Público do Trabalho Cynthia Maria Lopes destacou a importância de ações de prevenção, melhorias nas condições de trabalho, gestão humanizada para assegurar a saúde mental e física dos agentes de segurança pública.

Cynthia Lopes relembrou que em 2018 representantes do Observatório de Saúde e Segurança do Estado do Rio de Janeiro procuraram o MPT e externaram a preocupação sobre o alto índice de depressão e suicídio que atingia os profissionais de segurança pública. Ela reforçou que fatores como agressões verbais, abuso de autoridade, escalas de trabalho exaustivas, riscos constantes durante operações, treinamento e equipamentos obsoletos e falta de reconhecimento resultavam em sofrimento psíquico desses profissionais. "A partir disso, o MPT resolveu elaborar um programa de assistência ampla e integrada à saúde mental e valorização dos agentes de segurança pública do estado do Rio de Janeiro", explicou.

A procuradora ressaltou que essa ação é baseada em dois pontos: a prevenção e o diagnóstico. "Esse programa inclui a conscientização de todos os gestores sobre a necessidade de elaboração e implementação de uma política institucional de assistência ampla à saúde mental desses agentes, destacando a prevenção", reforçou. "Também inclui um diagnóstico acerca da estrutura e de recursos humanos e materiais existentes em cada uma das corporações, indicando as práticas positivas e as deficiências, de forma a possibilitar a criação de uma rede integrada de assistência à saúde mental", explicou Cynthia Lopes.

A procuradora falou ainda da importância do trabalho articulado entre várias instituições para conseguir avanços nessa temática. "O MPT se propõe a ajudar naquilo que for necessário para que possam ser criadas providências para melhorar a qualidade de vida para os profissionais de segurança pública", reforçou.

Assista à audiência na íntegra.

Fonte: PGT

Imprimir