Combate ao trabalho infantil é tema da 14ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

As inscrições já estão abertas para a corrida, que será realizada no dia 25 de junho

Belo Horizonte (MG) - Promover a conscientização acerca da importância do combate ao trabalho infantil e ampliar a divulgação da hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil, é o objetivo da parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) na realização da 14ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Durante o evento, que será realizado na orla da lagoa da Pampulha, os corredores serão convidados a conhecer e se engajar na causa, apoiando ações voltadas para o combate ao trabalho infantil promovidas pelo MPT e seus parceiros. Nas camisas e em todas as peças de divulgação da corrida, será estampada a hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do assunto.

As provas serão no dia 25 de junho, a partir das 07h20, nas modalidades corrida 5km, 10km ou 21km. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho, ou enquanto houver vagas, e os valores variam entre R$120,00 e R$160,00, conforme o lote de vendas.

O procurador do Trabalho Wagner Gomes do Amaral destaca a visibilidade para o tema na Meia Maratona de BH: "Trata-se da segunda participação do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais neste evento de alcance nacional, sendo uma relevante oportunidade de promover a divulgação da hashtag #ChegaDeTrabalhoInfantil e a conscientização, no meio esportivo, sobre a necessidade de se combater o trabalho infantil e assegurar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes."

Rômulo Moreira, um dos realizadores da Meia de BH e Diretor Comercial da ACE Esportes e Eventos, enfatiza a importância dessa parceria, "a Meia Maratona de BH e o MPT estarão juntos novamente, após parceria de sucesso em 2021, abraçando uma causa muito nobre que é divulgar o tema #ChegaDeTrabalhoInfantil. Esta parceria visa conscientizar todos os públicos envolvidos com a corrida de rua sobre a importância de combater toda forma de exploração do trabalho infantil e, por extensão, reforçar também as boas práticas, o estímulo ao esporte e ao convívio social, além de todas as ações que valorizem a saúde e o bem-estar físico e mental de crianças e adolescentes".

Apesar de ser uma grave violação dos direitos humanos, o trabalho infantil ainda é uma realidade no Brasil. Segundo dados do IBGE, o Brasil possui 4,6% das crianças e dos adolescentes, entre 5 e 17 anos de idade, trabalhando, o que representa mais de 1,8 milhão de meninos e meninas, sendo 1,3 milhão em atividades econômicas e 463 mil em atividades de autoconsumo.

Em razão da parceria entre o MPT e a organização da Meia Maratona de BH, vinte cortesias de participação na corrida serão de forma prioritária destinadas aos adolescentes que participaram das duas edições do projeto VelociRápidos.

Cronograma – 25/06/2021:
07h20 – Largada Meia Maratona (21.097,5 m)
08h00 – Largada Corrida 10km e 5km

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir