Filme ‘Pureza’ será exibido nessa quinta-feira, (25/05), na UNIFAL-MG

Baseado em história real, o filme retrata a submissão da pessoa ao trabalho análogo ao de escravo e foi custeado com verba destinada pelo MPT

PTM Varginha – Nessa quinta-feira (25/05), será realizada uma exibição seguida de debate com a participação das procuradoras do Trabalho, Melina de Souza Fiorini e Schulze e Leticia Moura Passos Soares, sobre o filme "Pureza", às 19 horas no auditório do ICSA na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG - Câmpus Varginha.

O filme é um drama / biografia, com 101 minutos de duração, que retrata com base em fatos reais a submissão da pessoa humana a condições análogas às de escravos, a partir da realidade do aliciamento de mão de obra e foi produzido com recursos de diversas fontes de financiamento, inclusive o Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou verba oriunda de penalidades aplicadas em ação civil pública ajuizada em Marabá (PA), em acordo homologado pela 2ª Vara do Trabalho.

Inspirado em fatos reais, o filme narra a história de Pureza Lopes Loiola, que residia na cidade de Bacabal (Maranhão) e passou três anos à procura do filho Abel, desaparecido em 1993, após ser aliciado por agentes do trabalho escravo para trabalhar em um garimpo na cidade de Itaituba – PA. Pureza percorreu o interior do Maranhão e do Pará, em peregrinação por garimpos, carvoarias, madeireiras e plantações. Nessa busca, ela vaga de fazenda em fazenda e testemunha os abusos e absurdos de formas degradantes de trabalho, encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Em seguida, Pureza inicia uma longa luta para denunciar o trabalho escravo, mobilizando entidades como a Pastoral da Terra e indo a Brasília pressionar o poder público. Os depoimentos e informações que ela colheu tornaram-se denúncias que foram investigadas posteriormente.

Em 1997, Pureza recebeu o "Prêmio Anti-Escravidão", medalha oferecida anualmente pela Anti-Slavery International, organização não-governamental do Reino Unido que faz campanha contra o trabalho escravo. O filme já participou de 35 Festivais Nacionais e Internacionais, ganhador de 28 Prêmios em 18 países e tem como protagonista a atriz Dira Paes.

--
INFORMAÇÕES:

Ano/Lançamento: 2019
Direção: Renato Barbieri
Roteiro: Renato Barbieri, Marcus Ligocki Júnior
Elenco: Dira Paes, Flavio Bauraqui, Matheus Abreu
Gênero: Drama / Biografia
Duração: 101 minutos
Classificação: 14 anos
Onde foi gravado: no Pará e em Brasília

--
SERVIÇO:

Data: 25/05/2023
Horário: 19 horas
Local: auditório do ICSA na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG - Câmpus Varginha (Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 - Padre Vitor, Varginha)

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir