Acordo em audiência resulta na contratação de 34 aprendizes
Foi realizada nesta sexta-feira (16), no encerramento da Semana Mineira de Aprendizagem, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau, audiência trabalhista proposta pelo Ministério Público do Trabalho, que, conduzida pelo juiz Ricardo Marcelo Silva, coordenador do Cejusc, alcançou um dos objetivos da Semana ao promover acordo entre as partes em processo que tratava da contratação de menor aprendiz na proporção prevista na lei.
O acordo foi construído pelos procuradores do Trabalho Carlos Alberto Peixoto, autor da ação, e Luciana Marques Coutinho, que representou o MPT a audiência, além do preposto e do advogado da empresa que acordaram com a contratação dos aprendizes. Ficou definido, entre outras cláusulas, que a empresa de Poços de Caldas contratará, até o último dia de janeiro de 2018, com 34 aprendizes, proporção de 5 a 15% de seus empregados, cujas funções demandem formação profissional, CLT, artigo 429.
A Semana Mineira de Aprendizagem, realizada em parceria entre o TRT-MG e o MPT, tem por objetivos intensificar o combate ao trabalho infantil e incentivar as relações de trabalho voltadas à aprendizagem. De acordo com art. 429 da CLT, estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento cujas funções demandem formação profissional. (Redação dada pela Lei nº 10.097, de 2000).
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT3
Leia também: Empresas de BH são convocadas a empregar aprendizes