Fórum reúne entidades públicas e privadas para debater trabalho em rede

O Fórum de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (Fiapcd) realizou na última sexta-feira, 16, o Workshop de Inovação e Trabalho em Rede para Gestão Social. O evento ocorreu na sede do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) e reuniu representantes de entidades públicas e privadas. A proposta do evento partiu da rede privada do FIAPCD, em especial da Puc Minas e Instituto Ester Assumpção.

O convidado para ministrar o workshop foi Pablo Santos Lira, do Núcleo de Integração das Ciências, NIC. Aos participantes, Lira falou sobre duas ondas de crises sociais em 2030 e 2050, citando pesquisas científicas que demostram esse cenário, um ponto de encontro de diversos problemas, como mudança da faixa etária das populações, além da inclusão e acessibilidade de pessoas.

Para superar esses desafios, o professor acredita que seja necessário trabalhar com o que ele chamou de Nova Ciência da Redes, aglutinando esforços e formas de se relacionar. "Com a Nova Ciência das Redes, a gente trabalha com uma configuração circular em que pessoas, processos e habilidades se somam e, nesse mecanismo, a resolução dos problemas ela passar ser muito rápida e a eficácia sobe muito".

Representando o MPT, a procuradora do Trabalho Elaine Nassif participou do encontro e opinou."Entidades privadas integrantes do FIAPCD buscaram conhecer exemplos de como trabalhar em rede, otimizando seus recursos na prestação de serviços a empresas que queiram preencher a cota e mais do que isso, promover o emprego apoiado previsto na Lei de base da pessoa com deficiência. O professor que conduziu o workshop procurou criar vários cenários para um futuro próximo e distante, e aproximar as entidades dos recursos científicos existentes para auxiliar nos trabalhos por elas desenvolvidos". A próxima reunião do FIAPCD será em 27 de abril, na sede do MPT.

O Fiapcd foi criado em 2017 para fortalecer as ações de inclusão no mercado de trabalho, por meio da atuação interinstitucional, do compartilhamento de competências e de atribuições. Diversos órgãos e entidades públicas, privadas e movimentos sociais foram convidados a integrar o fórum.

Imprimir