Uberlândia: MPT destina verba para Centro de Capacitação em Iturama
Foi notícia em 16.1.2017: Espaço vai beneficiar trabalhadores de diversas categorias, especialmente os rurais. Leia a íntegra.
Foi notícia em 16.1.2017: Espaço vai beneficiar trabalhadores de diversas categorias, especialmente os rurais. Leia a íntegra.
Inscrições abertas a partir de sexta-feira, dia 26/5/2017, para o 1º Concurso de Estágio/2017 do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 11 de junho, no site da Regional, clicando em Informe-se > Concursos e Seleções > Estagiários e acessando o Edital. A data prevista para aplicação das provas é 25 de junho de 2017.
Em Belo Horizonte, o concurso é destinado ao preenchimento imediato de 17 vagas na área de Direito e à formação de cadastro de reserva nas áreas de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia e Jornalismo/Relações Públicas.
Irregularidades nas condições sanitárias oferecidas aos trabalhadores do setor de transporte coletivo levou o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uberlândia a ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP) contra o Município de Uberlândia e as empresas Viação Sorriso de Minas, São Miguel de Uberlândia, Turilessa.
As concessionárias do transporte coletivo não disponibilizam instalações sanitárias para seus trabalhadores, deixando-os à mercê de favores de comerciantes localizados nas proximidades dos pontos de ônibus.
Ao todo, foram comprados 1.115 livros por escolas públicas de Santa Vitória, com recurso destinado pelo MPT
O Ministério Público do Trabalho destinou R$100 mil a escolas públicas do município de Santa Vitória, região do Triângulo Mineiro. O dinheiro destinado provém de indenização paga pela empresa Santa Vitória Açúcar e Álcool, em acordo feito com o MPT. Não é a primeira vez que escolas da região do Triângulo Mineiro são beneficiadas pela PTM Uberlândia com a doação de obras literárias. O procurador do Trabalho Eliaquim Queiroz, que atuou neste caso, destaca a relevância de se investir na educação de crianças e jovens: "Conhecendo a carência de bibliotecas das escolas públicas, o MPT já destinou mais de R$ 300 mil para aquisições de livros e reformas de bibliotecas da região".
Nesta sexta-feira, 22, a Praça Tubal Vilela vai ser palco da campanha "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil". O dia de mobilização contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente em Uberlândia é resultado de parceria entre a PTM em Uberlândia, as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Cultura, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Serviço Social do Transporte (Sest), a Uespro, a Instituição Cristã de Assistência Social (Icasu), Ordem dos Advogados (OAB) de Uberlândia e a Fundação Maçônica Manoel dos Santos.
"A campanha tem o objetivo de engajar a sociedade para a mudança de consciência de que criança não trabalha e o adolescente trabalhador deve ser protegido com regulamentação adequada", afirma a procuradora do Trabalho Tatiana Lima Campelo, que representa a PTM Uberlândia no projeto.
Das 8 às 12 horas, quem passar pela praça Tubal Vilela poderá assistir apresentações culturais e ter acesso a orientações e serviços. A Secretaria vai divulgar os direitos e benefícios dos cidadãos, já o Sest vai ensinar a montar currículos. A Secretaria de Cultura do município montará stand para brincadeiras com crianças.
Apresentações já confirmadas: Banda Fanfarra e Banda Infantil, mantidas pela Polícia Militar, grupo de dança mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberlândia e o Coral Societá, do Projeto Bombeiros Mirins. Para as crianças, haverá piscina de bolinhas e quadra de basquete.