Campanha por segurança no trabalho movimentou Juiz de Fora no mês de abril
Abril Verde: Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho foi o alerta dado pela Campanha Abril Verde 2019. A campanha é desenvolvida, anualmente, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), diversos órgãos públicos e entidades sindicais, ao longo do mês de abril. As ações marcam, no mundo inteiro, a passagem do dia 28 de Abril, Dia Mundial em Memória as Vítimas de Doenças e Acidentes relacionados com o trabalho.
Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) deu ênfase ao assunto por diversos canais de comunicação. "A destinação de verbas de indenizações devidas por empresas investigadas, nos possibilitou a ampliação da campanha, neste ano, tanto para sensibilizar outros órgãos e entidades, como também para alcançar diretamente o cidadão", explica o procurador que coordenou as ações, Hudson Guimarães.
Debate público por meio de seminário, distribuição de revistas e folders informativos e veiculação de campanha educativa em ônibus foram algumas das ações empreendidas na cidade. Durante o seminário, realizado no dia 25 de abril, além da apresentação da campanha com número que revelam o cenário de adoecimento no Brasil, também foram destacadas a importância da notificação de acidentes e de adoecimento provocados por movimentos repetitivos (Ler/dort). Mais de 3 mil folders e revistas foram distribuídas para sindicatos e órgãos parceiros na promoção da saúde e segurança de trabalhadores.
O Condomínio Residencial Arcádia pagou os custos de veiculação da campanha em outras 11 linhas de ônibus, e com a produção de peças gráficas para o Seminário "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho." A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora também apoiou a campanha, iluminando sua fachada na cor verde.
"Esperamos que o entendimento de que a prevenção é a maior aliada de trabalhadores, empregadores e de toda a sociedade tenha se
Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT
Número dos procedimentos:
- 000843.2017.03.002/5
- 000090.2007.03.002/4
- 000192.2009.03.002/0