MPT na Escola entregou mais de 550 prêmios

terça-feira, 17 dezembro 2013,11:04

Cerca de 180 representantes de 42 municípios do interior do estado participaram nesta segunda-feira, 16, da solenidade de premiação do Projeto MPT na Escola, que distribuiu mais de 550 prêmios individuais. Alunos de 89 escolas, que tiveram os trabalhos selecionados, receberam um kit escolar, com mochila, caderno, squeeze e outros materiais personalizados com o tema do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Os educadores que orientaram as produções receberam tablets e as escolas foram homenageadas com placas. Em 2014 e 2015 as cidades que se comprometerem a dar continuidade às ações de erradicação do trabalho infantil e incluírem o tema na grade curricular, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, serão contempladas com uma sala de multimídia, a ser implantada em uma unidade de educação do município.

“O Ministério Público do Trabalho tem na sociedade uma cara diferente dessa que vimos aqui hoje. O MPT tem a cara do processo, da punição, do controle, da ação civil pública, do termo de ajuste de conduta. Mas, hoje, juntamente com vários municípios do interior de Minas Gerais, o MPT ensina a combater o trabalho infantil pelos olhos da arte e da educação e, muitas vezes, isso fala mais ao coração do que uma sentença ou um inquérito civil. Porque essa forma de olhar fala na essência do ser humano. E o ser humano é sentimento!”, avaliou o representante nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), o procurador do Trabalho Rafael Dias Marques, a iniciativa.

As boas-vindas aos presentes foram dadas pelo vice-procurador geral do Trabalho Eduardo Parmeggiani e pela procuradora-chefe do MPT em Minas, Júnia Soares Nader. Ambos parabenizaram as escolas participantes pelo resultado do projeto. Durante a cerimônia, também foi feita uma breve apresentação dos trabalhos premiados e uma exposição de cartazes, banners, histórias em quadrinhos e outros materiais impressos, no Pilotis.

Rafael Marques elogiou ainda a criatividade dos alunos e o desempenho dos professores nos trabalhos apresentados: “É gratificante ver no lugar de mãos que campinam, mãos que escrevem contos, que escrevem paródias e textos como os que nos vimos aqui. É gratificante ver crianças pintando belos quadros, ao invés de estar se sujando com a fuligem preta do carvão. É gratificante ver crianças representando peças de teatro, ao invés de estarem representando a dura cena do trabalho infantil. É gratificante ver essas crianças aqui, participando do projeto e criando arte e cidadania”.

Para o idealizador e coordenador do Peteca/MPT na Escola, procurador Antonio de Oliveira Lima, a iniciativa da Regional rendeu muitos frutos e esses frutos vão render outros. “A educação transforma e é essa mensagem que deve ser levada pelos educadores. O projeto depende de determinação, de pessoas, de apoio institucional e daqui pra frente depende de envolver mais pessoas”, destacou ele. A procuradora Elaine Nassif, representante em Minas da Coordinfância e responsável pela implantação do programa no estado, acredita que o grande êxito está no trabalho em equipe, uma vez que os problemas são resolvidos em rede e não de forma centralizada. “Cada um faz a sua parte e nessa grande teia contra o trabalho infantil um mais um é sempre mais que dois”, enfatizou ela. Os municípios terão até 30 de janeiro para indicarem os locais onde serão instaladas as salas de inclusão digital.

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