BH sedia seminário sobre acidentes de trabalho em Minas

terça-feira, 8 outubro 2013,11:18

O procurador do Trabalho Antonio Carlos Oliveira Pereira vai representar o Ministério Público do Trabalho no seminário “Acidentes e doenças do trabalho em Minas Gerais: causas, repercussões e atuação dos organismos estatais e das entidades sindicais”, que será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, das 8 às 17h30. O procurador vai proferir palestra no segundo dia de atividades, abordando o papel do MPT na garantia dos direitos à saúde e à segurança do trabalhador.

“Acidentes e doenças do trabalho não devem ser vistos como um fato isolado, que envolve o trabalhador e o empregador, apenas. Eles causam reflexos na Previdência Social, nos atendimentos à saúde, e nas escalas de produção, atingindo direta ou indiretamente toda a sociedade”, ressaltou o procurador do Trabalho. Na sua fala, Antonio Carlos Pereira também vai abordar a atuação dos sindicatos. “Os sindicatos devem ter um papel mais ativo e atuar em conjunto com os trabalhadores e com os órgãos que defendem os interesses dos mesmos, como é o caso do MPT, cobrando melhorias nos ambientes de trabalho das empresas”, completou.

O funcionamento da rede de proteção e saúde do trabalhador, a atuação da Fundacentro junto ao movimento sindical, a educação previdenciária para o sindicalista, as condições de trabalho e a saúde mental, assim como a relação entre jornada e terceirização com adoecimento serão algumas temáticas discutidas na ocasião. Haverá ainda a divulgação de estatísticas de acidentes e doenças de trabalho no estado e apontamentos sobre a temática na construção civil, mineração, teleatendiomento e setor elétrico.

O evento, que tem como público-alvo os sindicatos dos trabalhadores, visa intensificar a relação entre as entidades sindicais e os órgãos estatais que atuam na área de saúde e segurança do trabalhador. As atividades serão promovidas pelo Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, na Sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Rua dos Tupinambás, 1045).

 

Imprimir