5° Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

Evento começa nesta sexta-feira (3) e vai até a terça (7), de forma totalmente virutal

Belo Horizonte (MG) - O 5° Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será realizado entre os dias 03 e 07 de setembro de 2021, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), com o lema "Resista! Lute por Direitos, Reconheça a Diversidade e a Saúde Mental como Liberdade!" O evento será totalmente virtual, com programação de 40 horas de atividades formadoras, acolhedoras e promotoras dos Direitos Humanos e Saúde Mental.

No primeiro dia de evento, 03/09, será realizado o 1º Encontro de Práticas Integrativas e Completares em Saúde e Saberes Tradicionais para Saúde Mental, um dia inteiro voltado para experimentação e visibilidade dessas práticas no cuidado em Saúde Mental. No dia 04/09, segundo dia do Fórum, acontece o Latin America sin Manicomios: encontro de Redes e Movimentos de Direitos Humanos e Saúde Mental da América Latina e Caribe o objetivo possibilitar articulação dos movimentos dos direitos humanos, da luta antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental da América Latina.

No domingo, dia 05, na Tenda Paulo Freire, será promovida a mesa de debate "Direito à Infância e à Adolescência: A Estratégia da Redução de Danos", com a presença da procuradora do Trabalho Luciana Coutinho, ao lado de Paulo Cézar e Cláudia Mascarenhas, com mediação de Cláudia Martinha. Nos dois dias seguintes do evento, 06 e 07, haverá ainda uma programação intensa de atividades acadêmicas, artísticas e políticas, como grandes debates, rodas de conversa, minicursos oficinas, festas e espaços virtuais, promovendo uma grande roda de pessoas e instituições, por meio do cuidado, do acolhimento e da luta política pelos direitos humanos e saúde mental em tempos de pandemia.

O evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da ABRASME.

Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) - É uma organização não-governamental, fundada em 2007, que congrega e articula profissionais de diferentes áreas, usuários e usuárias de serviços de saúde mental, familiares, pessoas comprometidas com a defesa intransigente da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, do SUS, da democracia, da ética e dos direitos humanos. Exatamente por esses compromissos, em 2013 a ABRASME criou o Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental como espaço de encontro e articulação dos movimentos sociais, equipes, redes, coletivos, equipes, profissionais, usuários, usuárias, famílias, artistas, políticos, ativistas entre outros representantes da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica no Brasil e América Latina. A luta pelos direitos humanos exige posicionamentos éticos e políticos, sendo os Fóruns Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental da ABRASME um espaço de reunião, acolhimento e empoderamento daqueles que se empenham nessa luta, resistindo!

 

Acesse o site do evento: https://www.direitoshumanos2021.abrasme.org.br/

 

Descrição da imagem - Para todos verem: Arte com bordas em costura colorida e ao centro tecido cinza. Na parte superior "Direito à Infância e Adolescência: A Estratégia da Redução de Danos", 05/09/2021 às 11h. Foto da mediadora, Cláudia Martinha Coordenadora de Projetos da Rede Cidadã (CMDCA/OP, COMAD/OP). Ao meio foto dos palestrantes: Luciana Coutinho (Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Coordenadora Regional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes  Coordinfancia/MG), Paulo Cézar (Assistente Social. Consultor pela Desordem Criativa e de Danos Infantojuvenil. Gerenciou servicos de Saúde do SUS, como os CAPS ij II Piração, CAPS ij III Saci e a SRT Parelheiros, com ênfase nas práticas do Cuidado sem Controle e da radicalidade na Redução de Danos Infantojuvenil) e Cláudia Mascarenhas ( Psicóloga, Psicanalista, pós doutoranda em ciência coletiva FASA/IS/UFABA, doutora em psicologia Clínica (USP). Mestre em filosofia UNICAMP). Na parte inferior, arte em tecido com casas coloridas com os dizeres: Resistir sempre. 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. De 03/09 a 07/09 de 2021. Evento Virtual. Maiores informações no site: direitoshumanos2021.abrasme.org.br. Símbolos da ABRASME, Prefeitura de Ouro Preto, Conselho Federal de Psicologia e UFOP.

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir