Revista do Resgate a Infância traz balanço das ações desenvolvidas em Minas Gerais nos últimos cinco anos

Belo Horizonte (MG) – Entre 2017 e 2021, uma diversidade de iniciativas empreendidas pela Coordenação Regional da Coordinfância em Minas Gerais, no âmbito do Projeto Resgate a Infância resultou no resgate de crianças do trabalho infantil, na promoção do emprego protegido para adolescentes e jovens, na ampliação do debate e da visibilidade sobre a emergência da erradicação da exploração de crianças, adolescente e jovens no mundo do trabalho. É o que mostra a Revista Especial Resgate a Infância dos últimos 5 anos do projeto em Minas Gerais.



Em suas 53 páginas, a revista digital traz a linha do tempo com as notícias publicadas pela Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região com as principais iniciativas, nos três eixos do projeto: educação, aprendizagem e políticas públicas. Uma das atuações mais destacadas ocorreu no Eixo Educação: “ao longo dos últimos cinco anos do projeto em Minas, contabilizamos resultados transformadores tanto na perspectiva de comunidade, como também no âmbito escolar e na vida pessoal. Mais de 80 alunos, de cerca de 60 municípios mineiros, tiveram seus trabalhos enaltecidos com premiações na etapa regional do concurso. Em algumas das edições, professores e escolas de alunos que obtiveram os primeiros lugares também receberam equipamentos. Nas quatro edições do Prêmio MPT na Escola foram entregues mais de 150 equipamentos: notebook, tablets, caixas de som, leitores de livro digital e headsets. Para além das premiações, esses resultados revelam a visibilidade que o tema alcançou no interior do estado”, destaca a procuradora do Trabalho Luciana Marques Coutinho, que coordenou a Coordinfância Regional no período.

A vitória conjunta de alunos, professores e escola é motivação para todos persistirem na caminhada. “Nos dá muito orgulho saber que esse foi um trabalho produzido em uma escola da área rural, mesmo com todos os desafios que sabemos que existem em nossa escola”, destaca a professora Daiane Celegati, do município de Andradas, que coordenou o trabalho da aluna Lavinya Carvalho, vencedora do 1º lugar (4 e 5º anos) na categoria música, em 2021. “Estou muito feliz de ter participado desse programa, acho que ele é fundamental para a construção de um futuro melhor para toda a nossa sociedade”, disse a professora Lucíola Zacarías Mendes, e, em seguida destacou a importância de se desenvolver uma consciência coletiva com relação ao trabalho infantil e de se abrir oportunidades para os jovens em programas de inserção no mercado de trabalho. Ela orientou a aluna Elisa Oliveira Silva, vencedora na categoria Conto (6º e 7º anos), em 2021.

E Minas Gerais não parou por aí. Foi um dos estados mais premiados nas quatro edições da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, com 31 alunos contemplados, cuja maioria teve a oportunidade de sair de suas cidades e ir a Brasília (DF) receber a premiação.

A revista traz ainda o artigo do Médico do Trabalho, analista pericial da Procuradoria Regional do Trabalho da 3a Região, Dr. Gustavo Franco Veloso, sobre os riscos do trabalho infantil, além de uma entrevista concedida pela Coordenadora Regional da Coordinfância e pelas Procuradoras do Trabalho Fernanda Brito Pereira e Silva Domingues Bernardes, que também participaram da Coordenação e de condução do projeto Resgate a Infância em Minas Gerais.

Saiba mais sobre os últimos 5 anos do projeto em Minas Gerais, viajando pelas 53 páginas da Revista Especial Resgate a Infância.

Leia mais:

Projeto Resgate a Infância em Minas Gerais

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir