Comissão anuncia finalistas do II Prêmio MPT de Diversidade
Belo Horizonte (MG) – Foram selecionados os três finalistas do II Prêmio MPT de Diversidade 2023: "Mais um sem dor"; "Documentário [assim vencemos]"; e "Aprendizando Porto Alegre". A premiação será no dia 29 de junho, às 17h, no Auditório do 2° andar da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. O Prêmio MPT de Diversidade foi criado para identificar, premiar e disseminar projetos e iniciativas bem-sucedidos nas unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) que contribuam para ampliar o respeito aos direitos humanos, à igualdade de oportunidades e eficiência institucional. A iniciativa integra o Plano de Ação 2021/2023 da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPT.
O projeto "Mais um sem dor", desenvolvido pelo procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, do MPT em Goiás, é uma ação voltada para a geração de emprego. O foco da iniciativa é proporcionar qualificação a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica nos vários municípios do estado. Parceria entre o MPT-GO e Justiça do Trabalho, o projeto utiliza uma unidade móvel de cozinha-escola para formação dos participantes.
O "Documentário [assim vencemos]", conduzido pela procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann, do MPT do Rio de Janeiro, conta a história da formação da primeira turma mundial de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) e no Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (HUET). O documentário é resultado de uma parceria entre o MPT/RJ com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços e Petróleo (ABESPetro) e a Viva Lagos.
O Projeto "Aprendizando Porto Alegre" é uma iniciativa da procuradora do Trabalho Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann. A iniciativa busca a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da aprendizagem profissional. As atividades são direcionadas, principalmente, para adolescentes em situação de acolhimento institucional e em cumprimento de medidas socioeducativas. Além de debates sobre questões como trabalho infantil, o projeto oferece atividades como oficinas de música, escrita e poesia, cursos de aprendizagem profissional e de Ensino de Jovens Adultos (EJA).
A Comissão Julgadora do Prêmio MPT de Diversidade é formada pela procuradora do Trabalho do Ana Gabriela Oliveira de Paula (PRT-SP), pelo analista do Ministério Público da União (MPU) Fábio Corrêa Lara, pelo técnico judiciário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) José Antônio Coutinho Vinhas Duran, pela procuradora-chefa PRT-PB Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho e pela procuradora do Trabalho Fernanda Barbosa Diniz (PRT-RJ).
--
Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais