Curso mobiliza MPT para implementação da Agenda 2030 da ONU

A vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, participou da abertura da capacitação e enfatizou a importância das parcerias do MPT com os organismos internacionais e o diálogo com a sociedade organizada

Brasília - O compromisso do Ministério Público do Trabalho (MPT) com a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) foi reafirmado pela vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, na abertura do curso "Parceria com Organizações Internacionais e a Aplicação da Agenda 2030 no MPT", na quarta-feira (5.10), no auditório da instituição. "Alcançar os ODS é um compromisso do MPT baseado na premissa que a humanidade é única e que toda vida importa".

Ela enfatizou a importância das parcerias do MPT com os organismos internacionais e o diálogo com a sociedade organizada. "Os convênios e parcerias contribuem para fomentar e alargar o diálogo social e oportunizar o intercâmbio de dados, informações e elaboração de projetos voltados para a defesa dos direitos humanos". Aparecida Gugel observou que toda atividade do MPT está permeada de objetivos estratégico que estão em sintonia com os ODS.

O curso, que teve duração de dois dias, foi dirigido a procuradoras e procuradores, servidoras e servidores. O evento contou com palestras da representante da OIT, Thais Faria; do Unops, Carolina Roncon; do WFP, Igor André Passos Carneiro; do Unicef, Priscila Costa; e do Acnur, Paulo Sérgio de Almeida.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global composto por 17 ODS e 169 metas. Foi aprovada por 193 estados membros na Assembleia Geral da ONU realizada em Nova York em 2015. O compromisso assumido pelos países signatários envolve a adoção de medidas destinadas à promoção do Estado de Direito, direitos humanos e responsividade das instituições políticas.

Mobilização

A Secretaria de Cooperação Internacional Trabalhista do MPT é responsável pela mobilização da instituição para a implementação da Agenda 2030. Na abertura do curso, o titular da secretaria, Augusto Grieco, agradeceu a participação dos representantes das organizações internacionais e observou que a adoção da agenda da ONU e dos ODS são de grande importância para o desenvolvimento das atividades do MPT. Segundo ele, o estabelecimento das parcerias representa uma contribuição fundamental para o MPT levar dignidade e cidadania a diversas localidades do país.

De acordo com a secretária-adjunta de Cooperação Internacional Trabalhista, Sofia Vilela de Moraes e Silva, o objetivo do encontro é identificar caminhos e projetos para efetivar a Agenda 2030, tanto internamente, quanto nas atividades finalísticas do MPT. Integrante da Comissão da Agenda 2030 do MPT, ela destaca que a mobilização de todos os integrantes da instituição está entre os principais desafios para se alcançar o sucesso na implementação dos ODS. "Podemos aplicar os ODS nas nossas ACPs ou TACs. E, ainda, em medidas internas voltadas para a ampliação da educação, promoção da saúde de servidores, terceirizados, estagiários, aprendizes e procuradores", exemplifica.

Fonte: Site da PGT

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir