Acordo mediado pelo MPT garante pagamento de reajuste a terceirizados da CEF
Profissionais da área de telefonia terceirizados pela Caixa Econômica Federal, por intermédio da empresa Planejamento e Consultoria Ltda. (Plansul), terão seus reajustes salariais, inclusive retroativos, pagos após mediação promovida pelo Ministério Público do Trabalho. O acordo foi entabulado durante audiência de mediação que reuniu no MPT a Caixa Econômica Federal (CEF), a Plansul e o sindicato requerente da mediação, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sinttel-MG).
"Trata-se de um pedido de mediação formulado pelo Sinttel, para que fosse feito o pagamento das diferenças salariais decorrentes do reajuste de 8,5%, concedido oficialmente desde janeiro de 2014, como consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre os sindicatos e a Plansul todos os anos, por exigência da Caixa Econômica Federal", explica a procuradora que atuou na mediação, Ana Cláudia Nascimento.
Em sua defesa, a Plansul alegou que não pagou os salários reajustados por a CCT ter sido aprovada tardiamente, em 15 de maio, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), devido irregularidades no registro do Seac. Após a mediação no MPT, a empresa concordou em pagar os salários de agosto de 2014 devidamente ajustados e pagar parte das diferenças salariais decorrente do reajuste normativo (meses de janeiro, fevereiro e março), juntamente com os salários de agosto de 2014. O restante das diferenças salariais decorrentes do reajuste normativo (meses de abril, maio, junho e julho) serão pagos juntamente com o salário de setembro. Também se comprometeu a pagar as diferenças rescisórias dos contratos de trabalho rompidos no período, juntamente com o pagamento dos salários de setembro dos empregados efetivos/terceirizados da CEF.
A Plansul é uma empresa terceirizadora de mão-de-obra, com sede em Florianópolis, e que possui mais de 15 mil colaboradores no país. Para a CEF em Minas Gerais, a empresa terceiriza operadores de telemarketing, telefonistas, teledigifonistas, técnicos em telecomunicações e supervisores em telefonia, empregados estes presentes em todas as cidades em que a CEF se encontra.
MED 002185.2014.03.000/4