O Trabalho Infantil é uma barreira para o futuro
Veja neste podcast que meninas negras são a maioria no trabalho infantil
As estatísticas mostram que meninas negras são as mais submetidas à situação de trabalho infantil no Brasil. Para dar visibilidade a essa prática, que ameaça o futuro de a centenas de meninas brasileiras, o podcast "Meninas Negras Livres do Trabalho Infantil Doméstico" explora as raízes do trabalho infantil doméstico, e ressalta seu papel na exclusão escolar e na perpetuação das desigualdades raciais e de gênero. O conteúdo destaca ainda a importância de uma educação antirracista para enfrentar esse problema e abrir novas perspectivas para as crianças.
O podcast é um projeto desenvolvido pela Cidade Escola Aprendiz em parceria com o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT/SP) e foi um dos trabalhos vencedores do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário.
O conteúdo chama a atenção de ouvintes para práticas socialmente naturalizadas que precisam ser abolidas, enfatizando que o trabalho infantil não é uma garantia de futuro, mas sim um obstáculo; que crianças envolvidas em trabalho precoce são privadas de educação e desenvolvimento adequados, impactando negativamente sua saúde física, mental e emocional.
O projeto contribui para que a sociedade reconheça os prejuízos do trabalho infantil e tome medidas para enfrentá-lo. O podcast está acessível pelo Spotify.
Fonte: PGT