1ª Vara Itinerante em MG continuará sua atividade

De acordo com resolução administrativa publicada no dia 12 de maio, a 1ª Vara Itinerante do Trabalho de Minas Gerais, que funciona no município de Conceição do Mato Dentro/MG, continuará sua atividade. A Vara do Trabalho de Guanhães vai promover, no mínimo, uma audiência a cada dois meses, ficando a critério do juiz designado aumentar o número de visitas, caso haja crescimento da demanda trabalhista.

A vara foi inaugurada em fevereiro de 2015 em resposta a uma proposição apresentada pela procuradora Elaine Nassif. "A vara Itinerante facilita o acesso à Justiça e possibilita a oferta de vários serviços. Além da presença do juiz para conduzir audiências e outros atos, é possível protocolar petições e até ingressar com as chamas "reclamações verbais", em que o próprio reclamante relata oralmente a um servidor o seu pedido, ajuizando a ação trabalhista sem ser representando por um advogado", afirma.

Segundo a procuradora, ela apresentou o requerimento em 2015 devido a expansão minerária na Serra do Espinhaço, que aumentou a população de 18 mil para 24 mil habitantes. No mínimo, 4 mil trabalhadores têm dificuldade de acesso à Justiça do Trabalho.

Imprimir