Campanha lançada pelo MPT e OIT destaca inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

"O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência" é uma série documental produzida para a internet com oito episódios que mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos no Brasil. Cada episódio apresenta personagens que abriram sua rotina de trabalho ou estudo para mostrar que a inclusão é possível em qualquer situação e que as limitações estão na sociedade, e não nas pessoas.

Existem um bilhão de pessoas com deficiências no mundo, o equivalente a 15% da população global. Cerca de 80% dessas pessoas estão em idade de trabalho. No Brasil, de acordo com o IBGE (2015), 6,2% da população tem algum tipo de deficiência. "As pessoas com deficiência constituem a maior minoria do mundo", disse o diretor geral da OIT, Guy Ryder, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiências, comemorado em 3 de dezembro. "No entanto, os direitos ao trabalho decente e a empregos produtivos são frequentemente negados a essas pessoas", destacou ele.

Cada episódio da série tem cerca de quatro minutos de duração e possui recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, legendas e audiodescrição. A série é fruto de uma parceria entre OIT e MPT.

Confira a sinopse dos episódios.

Informações para a imprensa:

Ana Paula Canestrelli – Oficial de Comunicação da OIT
Tel: (61) 2106-4625 - E-mail:canestrelli@ilo.org

Thaís Faria – Oficial Técnica de Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da OIT
Tel: (61) 98179-2073 - E-mail: faria@ilo.org

Dimas Ximenes – Assessor de Imprensa do MPT
Tel: (61) 99532-1693 - E-mail: pgt.ascom@mpt.mp.br

 

Fonte: Organização Internacional do Trabalho

Imprimir