MPT reverte multa em programa vocacional para jovens de abrigos da PBH

Conhecer o mercado de trabalho e suas oportunidades, bem como reconhecer a importância de ter um ofício, são os preceitos do programa de orientação vocacional, oferecido a jovens de 14 a 16 anos sob medida protetiva de acolhimento, dos abrigos da Prefeitura de Belo Horizonte. A proposta é resultado de um acordo entabulado pela procuradora do Trabalho Luciana Coutinho com a empresa Quorum RH, por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), por adoção de prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de emprego.

O acordo determinou que a Quorum RH, empresa especializada em recursos humanos, multada em aproximadamente R$ 30mil, formulasse o curso vocacional, em parceria com a Secretaria Adjunta de Assistência Social da PBH, para cerca de 40 jovens, em situação de violação de direitos e fragilidade de laços familiares, provenientes das unidades de acolhimento institucional da capital.  “O objetivo da proposta é oferecer aos jovens atendidos pelo Serviço de Acolhimento a possibilidade de conhecerem suas habilidades, potencialidades e talentos, bem como importância do trabalho para a construção da identidade e satisfação pessoal”, afirma a representante da Gerência de Abrigamento da PBH, Raquel Mendonça.

No programa, desenvolvido pelas psicólogas Jaqueline Vasconcelos e Manuela Marques da Quorum RH, todas as atividades terão como objetivo principal o autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e autonomia dos jovens. Serão realizados 4 encontros, com 4 horas de duração cada, cujos temas propostos são “A importância de ter um ofício”, “Levantamento de interesses e oportunidades”, “Onde eu posso atuar”, “Trabalho em equipe”, “A carreira profissional e a satisfação pessoal”, “Carreiras de sucesso” e “Como posso ser feliz em meu trabalho.

Uma das instrutoras da capacitação, Luiza Chamoni, afirma que o objetivo final é a sensibilização. É fazer com que eles relacionem suas habilidades com determinada profissão, e a importância dessa relação com a qualidade do trabalho e a felicidade na carreira escolhida. “Procuramos oferecer uma referência para o futuro”, informa.

Os encontros estão sendo realizados na sala de treinamentos do prédio da prefeitura, à Rua Tupis, 149, Centro, aos sábados, de 8 à 12h, durante os meses de agosto e setembro deste ano. Os servidores da Secretaria irão acompanhar e avaliar a capacitação dos jovens.

IC: 003052.2015.03.000/1

Imprimir