Debate sobre trabalho infantil rende prêmios para alunos e escolas mineiras

A entrega do Prêmio MPT na Escola – etapa Minas Gerais será no dia 4 de dezembro

Conto, curta-metragem, desenho, esquete teatral, música e poesia. Trabalhos artísticos produzidos por alunos de escolas públicas de Minas Gerais, vencedores do Prêmio MPT na Escola/2017 – Etapa regional, são um convite à reflexão sobre as consequências da exploração do trabalho infantil. Neste ano, o concurso teve 65 trabalhos inscritos e a participação de escolas de 22 municípios do Estado. Em cada uma das seis categorias do prêmio, três produções foram contempladas e também as escolas responsáveis, totalizando 24 premiações.

"Para além de premiar, a intenção do MPT é levar o debate para dentro das escolas. É incentivar professores e alunos a promoverem discussões e a construir posicionamento crítico sobre as consequências da exploração do trabalho infantil, que podem abarcar desde problemas de saúde por exposição precoce a situações de trabalho incompatíveis com a idade, a perda da infância, o comprometimento do desempenho escolar, dentre outros", enfatiza a procuradora do Trabalho Luciana Coutinho, coordenadora do Projeto Resgate a Infância em Minas Gerais.

A solenidade de premiação vai ser realizada na próxima segunda-feira, 4, às 14h, na sede do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), em Belo Horizonte. Confira a lista dos primeiros lugares em cada categoria e visite a página do Prêmio no site do MPT para conhecer todos os vencedores:

Conto: Município de Espera Feliz
Curta-Metragem: Município de Espera Feliz
Desenho: Município de Patrocínio
Esquete teatral: Município de Espera Feliz
Música: Município de Patrocínio
Poesia: Município de Esmeraldas

Saiba mais sobre o Prêmio: O Prêmio MPT na Escola propõe fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A iniciativa ainda visa reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção e combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Certificação de Conselheiros Tutelares: No mesmo dia do Prêmio MPT na Escola, haverá também a entrega da certificação aos conselheiros tutelares que participaram do curso à distância de abrangência nacional sobre combate ao trabalho infantil. No estado, houve 133 inscritos e nova turma está prevista para começar em fevereiro de 2018. O interessado pode se inscrever no site www.ead.mpt.mp.br.

 

Imprimir