Vencedores do Prêmio MPT na Escola em Minas ganharam notebooks e tablets
Mais de 120 pessoas, inclusive alunos de escolas públicas, participaram da solenidade de premiação
Apresentações artísticas, criatividade e um clima de confraternização deram o tom à solenidade de entrega do Prêmio MPT na Escola/2017 – Etapa Minas Gerais, realizada na segunda-feira (4/12). Mais de 120 pessoas, vencedores do concurso, alunos de escolas públicas do estado, coordenadores de ensino e professores participaram do evento na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belo Horizonte.
De abrangência nacional, o prêmio propõe fomentar a participação de crianças e adolescentes em ações de conscientização sobre o trabalho infantil. O concurso abrange seis categorias: Conto, Curta-Metragem, Desenho, Esquete teatral, Música e Poesia
Na mesma direção, a Gerente Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), procuradora Luciana Coutinho, enfatizou que a importância do combate ao trabalho infantil, tema que está entre as prioridades do MPT, vai além da obrigação de fazer cumprir os marcos legais: "combater trabalho infantil é essencial porque constitui uma grave violação dos direitos humanos. O trabalho infantil mata milhares de crianças e adolescentes e provoca evasão escolar", afirmou.
Torcida e emoção marcaram o momento de apresentação de trabalhos executados, conteúdo que a coordenadora do projeto Luciana Coutinho classificou como um "legado de aprendizado e de conhecimento" a respeito das iniciativas de combate do trabalho infantil. "Saímos daqui fortalecidos, orgulhosos e muitos felizes com esse projeto. Sabemos que cada um de vocês, depois de todo esse trabalho e de todas as discussões, com certeza, estão mais sensíveis. Vocês enxergam com outros olhos o trabalho infantil que nos cerca", disse.
Segundo lugar na categoria Poesia, a aluna da 8ª série na Escola Municipal Álvaro de Sá Barbosa, em Espera Feliz, Eliane Vitoria dos Santos Alves declamou seu poema e, com um largo sorriso no rosto, não escondeu a felicidade de ser premiada. Eliane contou que a inspiração para escrever "Ninguém me contou" partiu de histórias de trabalho infantil contadas por sua mãe e avó. Pela segunda vez, ela se inscreveu no concurso promovido pelo MPT e tem um sonho de ser cantora e escritora.
Premiação - As escolas e as equipes de estudantes que ficaram em primeiro lugar em suas respectivas categorias receberam um notebook. Os grupos de alunos e as instituições de ensino da segunda colocação levaram um tablet, enquanto os terceiros lugares ganharam uma caixa de som. A todo, foram distribuídos 24 equipamentos, além de medalhas de participação a todos os envolvidos.
Reconhecimento - Durante a cerimônia do prêmio MPT a Escola/2017, aconteceu a certificação de conselheiros tutelares que participaram do curso a distância e gratuito sobre combate ao trabalho, oferecido pelo MPT. O conselheiro Ricardo dos Santos Araújo foi um dos agraciados e disse estar honrando com o reconhecimento. Há oito anos ele atua nesse segmento na Região Noroeste de Belo Horizonte e considera a conscientização da sociedade a respeito das consequências trabalho infantil na vida.
Leia também: Escolas mineiras são premiadas em todas as categorias da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola
Leia também: íntegra do poema "Ninguém me contou"
Saiba mais sobre o Prêmio MPT na Escola