MPT revisa planejamento estratégico
Instituição terá novos objetivos, missão, visão e valores vigentes até 2022
O Ministério Público do Trabalho (MPT) está atualizando seu planejamento estratégico, que terá vigência até 2022. Missão, visão, valores e objetivos serão revistos e reelaborados. Membros e servidores do Brasil inteiro estão participando de oficinas temáticas sobre as áreas finalística e estruturante. Até o momento, 11 regionais já sediaram as oficinas, inclusive Minas Gerais, onde 35 membros participaram da oficina finalística e cerca de 50 servidores da oficina estruturante.
Os resultados das oficinas em Belo Horizonte já estão disponíveis para consulta na intranet. Na oficina de membros, foram discutidos o modelo de atuação do MPT, a atuação das coordenadorias nacionais, atuação em projetos e no 2º grau, dentre outros assuntos. Os servidores elaboraram propostas de objetivos estratégicos e visão de futuro para o MPT.
Dentre os pontos destacados na oficina de membros estão a necessidade de repensar a forma de dar visibilidade aos resultados da atuação do MPT na sociedade. Sobre os projetos de coordenadorias nacionais, foi enfatizada a necessidade de participação democrática do colégio de membros na aprovação das ações que serão empreendidas nacionalmente e, no âmbito externo, o desafio necessário no entendimento dos membros da Regional é que a definição de projetos seja feita também a partir da "oitiva de atores sociais, da articulação com entidades da sociedade civil e, especialmente, com trabalhadores que exercem atividade laborativa sem vínculo de emprego". Para a atuação em segundo grau, os membros apontam a necessidade de foco em temas com relevância estratégica, que contribuam para a formação de jurisprudência favorável às teses do MPT nos tribunais.
Divididos em sete grupos de trabalho, os cerca de 50 servidores ocupantes de cargos de chefia ou assessoramento elencaram pontos fracos e oportunidades internas e externas, a partir dos quais elaboraram propostas de visão de futuro para o órgão e objetivos estratégico.
Mais de 60 objetivos estratégicos foram elaborados para duas perspectivas. Na perspectiva "Aprendizagem e Crescimento", os objetivos estratégicos mais recorrentes entre os grupos foram: capacitação e estimulo para a atuação por competências, gestão estratégica do orçamento e promoção de ações de valorização e motivação de servidores. Na perspectiva "Processos Institucionais" o objetivo mais recorrente foi "fortalecer a imagem do MPT perante a sociedade", seguido por "promover ações de interlocução com a sociedade" e "ampliar os canais de diálogo com a sociedade".
As sete propostas de visão de futuro elaboradas pelos grupos convergem para a perspectiva de que o MPT seja uma instituição reconhecida na promoção e na defesa dos direitos coletivos de trabalhadores.
Além das oficinas com membros e servidores, as ações para a revisão do planejamento estratégico incluem a escuta de atores sociais que atuam em articulação com o MPT, como a Justiça do Trabalho, sindicatos, Ministério do Trabalho. Nas reuniões em Belo Horizonte foram destacados, dentre outros pontos, as necessidades de o MPT assumir o papel de interlocutor social com a entidades sindicais e de formar um fórum permanente de articulação com essas entidades para tratar de grandes temas trabalhistas e para o MPT.