Geraldo Emediato recebe homenagem em Juiz de Fora

O procurador também proferiu palestra sobre os desafios do movimento sindical

.
.

Na quinta-feira, 16, o procurador do Trabalho Geraldo Emediato de Souza e outras três personalidades receberam da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT) uma homenagem pela atuação em defesa do Trabalhador. A placa Amigo do Trabalhador foi entregue durante seminário organizado para debater os desafios do movimento sindical perante a atual crise econômica, política e social do Brasil, realizado em Juiz de Fora.

Entre os diversos assuntos que tratou, Geraldo Emediato orientou representantes sindicais a buscarem a mediação do MPT ou do Ministério do Trabalho nos casos de encerramento de atividades de prestadoras de serviços. "A mediação evita a sobrecarga de ações na Justiça do Trabalho e, em geral, a solução é mais célere.

Geraldo Emediato abriu o seminário destacando alguns pontos polêmicos da reforma sindical, o alto índice de desemprego nas empresas de prestação de serviços, desvios de recursos por entidades sindicais. "É fundamental que os sindicatos busquem o apoio dos trabalhadores para que as categorias se fortaleçam. Muitos sindicatos funcionam sem representatividade suficiente, então não conseguem aprovar convenções coletivas para garantir melhores condições de trabalho para a categoria", explicou o procurador. O procurador também orientou representantes sindicais a buscarem a mediação do MPT ou do Ministério do Trabalho nos casos de encerramento de atividades de prestadoras de serviços. "A mediação evita a lotação da Justiça do Trabalho e, em geral, a solução é mais célere.

O evento reuniu dirigentes sindicais da zona da Mata e região. Também receberam homenagem a juíza da 5ª Vara do Trabalho, Maria Raquel Valentim, o ex-presidente da OAB, Cézar Brito e a jornalista da Tribuna de Minas Bárbara de Almeida Riolino.

Imprimir