Cruzada Antidrogas quer retirar crianças e adolescentes das drogas em Patos de Minas
terça-feira, 18 outubro 2011,12:59
Patos de Minas: Estatística do 15º Batalhão da Polícia Civil de Patos de Minas aponta 35 boletins de ocorrência que registraram o envolvimento de adolescentes com o tráfico de drogas, de janeiro a agosto de 2011.
Preocupadas com o aumento da violência, motivado pelo envolvimento de jovens com drogas, 21 entidades públicas de Patos de Minas somam suas forças. Representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário, segurança pública, Ministério Público, além de conselhos e associações são parceiros no Projeto Cruzada Antidrogas.
21 entidades são parceiras
no projeto que teve início
no segundo semestre de 2011
Desestimular o consumo de álcool e drogas entre crianças e adolescentes é o objetivo central do projeto, que prevê diversas ações de sensibilização direcionadas tanto para os menores, quanto para professores e familiares.
O Ministério Público do Trabalho é um dos parceiros no projeto, no intuito de prevenir a exploração da criança e adolescente no tráfico de drogas, atividade que é elencada na legislação internacional como uma das piores formas de trabalho infantil. “Estamos certos de que as ações preventivas são as mais eficazes e de que a inclusão social e profissional é um dos caminhos para desestimular o contato de jovens com as drogas. Por isso, vamos exigir dos empregadores o cumprimento da cota de aprendizagem, conforme prevê a legislação, além de implementar outras medidas que visam assegurar a ampla proteção da criança e do adolescente” explica o procurador do Trabalho Paulo Veloso.
O cronograma de ações, iniciado no 2º semestre de 2011, prevê a apresentação do projetos nas escolas das redes municipal e estadual para captação de adesões, formação de equipes de instrutores, capacitação de professores, distribuição de material didático, concurso de frases, promoção de palestras apresentações teatrais, articulação com outros seguimento sociais, entre outros.