Não manter empregado demitido trabalhando sem registro é uma das obrigações assumidas em TAC

Demissão simulada e outras irregularidades foram apuradas pelo MPT, após noticiadas pelo MTE

Patos de Minas (MG) – Não manter empregado demitido sem justa causa trabalhando, sem o respectivo registro, e recebendo indevidamente o benefício do seguro-desemprego (SD) é uma das obrigações assumidas por uma locadora de equipamentos. Esse e outros compromissos estão previstos em um termo de ajuste de conduta (TAC) assinado perante o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conforme constatado pela fiscalização do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a empresa, localizada em Patos de Minas, região do Alto do Paranaíba, manteve empregado sem registro e recebendo indevidamente o SD, após desligamento simulado. Esse e outros fatos noticiados justificaram a atuação do MPT, a fim de ajustar as condutas e impedir novas irregularidades trabalhistas.

Outra obrigação assumida pela empresa é a de submeter os empregados a exame médico admissional antes que assumam as funções para as quais são contratados. Além disso, a locadora deve anotar os registros dos contratos de trabalho dos empregados na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), no prazo máximo de cinco dias úteis, devolvendo o documento.

Por fim, o TAC prevê multa de R$ 5 mil por eventual cláusula descumprida, acrescida de R$ 1,5 mil por trabalhador encontrado em situação irregular. Esses valores são reversíveis ao Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (FUNEMP).

 

Fique ligado!

Veja como é simples denunciar irregularidades trabalhistas!

As denúncias trabalhistas ao MPT podem ser feitas pessoalmente nas Procuradorias do Trabalho em todo o país, por telefone (0800-702-3838) e pela internet (Sistema de Denúncia).

 

Leia também!

Aconteceu na PTM de Patos de Minas...

Mediação realizada pelo MPT termina com acordo entre as partes

Por meio de TAC, agroindústria assume diversos compromissos para aumentar o nível de proteção no ambiente de trabalho

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir