MPT vai mediar negociações entre a Alcoa e o Sindmetal

Pouso Alegre (11.4.2014) - Nesta segunda-feira, 14, às 14 horas, o Ministério Público do Trabalho vai promover uma audiência de mediação entre a Alcoa e o Sindicato dos Metalúrgicos de Poços de Caldas (Sindmetal), para tentar propor um acordo sobre as demissões de, aproximadamente, 300 empregados, que foram anunciadas em março pela empresa, em função do encerramento das atividades do setor de cubas da unidade de Poços de Caldas.

 

De acordo com o procurador do Trabalho que convocou a audiência, Paulo Penteado Crestana, a dispensa coletiva exige uma negociação prévia com o sindicato, nos moldes da negociação necessária para firmar acordo coletivo de trabalho. "Antes de se encerrar a negociação, não será possível a dispensa coletiva e, esse processo pressupõe a existência de um prazo razoável para que haja acordo entre as partes", explica o procurador.

A mediação foi solicitada pelo Sindmetal, visando regulamentar a demissão em massa dos trabalhadores, uma vez que, até o momento, as rodadas de negociação realizadas entre a empresa e o sindicato não findaram em acordo.

As demissões vão representar quase um terço do atual quadro de funcionários, composto por cerca de mil funcionários. A Alcoa é líder mundial na produção de alumínio e a unidade de Poços de Caldas foi a primeira da empresa no país.

Serviço
Audiência de Mediação Alcoa Sindmetal
Data e horário: 14 de abril, às 14 horas
Local: Procuradoria do Trabalho em Pouso Alegre (Rua Adalberto Ferraz, nº 529, Centro, CEP 37550-000 -Pouso Alegre/MG).

Imprimir