MPT é homenageado em reinauguração de centro de atenção psicossocial de Uberlândia
Uberlândia: Na última quinta-feira, 19, foi realizada a reinauguração do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), que integra o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A solenidade contou com a presença de convidados e homenageados, dentre eles o procurador do Trabalho Paulo Gonçalves Veloso, representando o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais.
Em 2015, a Procuradoria do Trabalho no Município de Uberlândia destinou cerca de 1 milhão de reais, provenientes de acordo judicial firmado entre o MPT e empresas do ramo da construção civil e outros acordos, exclusivamente para a reforma do CAPS AD da Universidade. O procurador Paulo Veloso declarou que "o MPT apoiou o projeto, por representar uma necessidade sensível da população. A obra de melhoria e modernização da CAPS AD-UFU atenderá a uma demanda antiga do Hospital de Clínicas, que é fazer com que a unidade amplie sua capacidade de atendimento."
"Hoje temos uma megaestrutura. Com a atualização, passaremos a funcionar 24 horas por dia nos dias úteis, finais de semana e feriados. Pretendemos finalizar a transição de CAPS AD 2 para CAPS AD 3 até o ano que vem, com a contratação de mais funcionários para alternarem a jornada e com oficinas junto à equipe de atendimento. A expectativa é dobrar o número de pessoas atendidas, que hoje alcança 100 pacientes por dia", afirma a coordenadora do CAPS-AD de Uberlândia, Maria Abadia Guerra.
Criado em 2005, o CAPS AD é uma instituição de acolhimento e tratamento de usuários abusivos e dependentes de álcool, crack e outras substâncias psicoativas. São atendidos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da cidade, assim como os que demandam o serviço espontaneamente. O Centro funciona na rua Genarino Cazabona, 826, no bairro Luizote de Freitas, em Uberlândia.
Fotos: Gilberto Pereira/UFU