MPT promove operação para reduzir índice de trabalho infantil no Sul de Minas

Varginha - Reportagem exibida na EPTV, filial da emissora Globo no sul de Minas, destaca operação feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no município de Camanducaia para impedir as recorrentes práticas de trabalho infantil, constatadas sobretudo no distrito turístico de Monte Verde. Uma das ações imediatas foi o TAC firmado com a prefeitura de Camanducaia.

De acordo com o Censo de 2010 e com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2011 a 2013, cerca de 25% dos adolescentes na faixa entre 14 e 15 anos já trabalham no município de Camanducaia. Grande parte deles trabalham em Monte Verde oferecendo o aluguel de cavalos para turistas ou produtos para lojas de degustação, como mostra a reportagem.

Algumas ações, como a realização de parcerias para a inclusão dos adolescentes em programas de aprendizado em empresas e também palestras sobre a questão do trabalho infantil estão marcadas para ocorrerem já no mês que vem. "Uma reunião com o Senac e com as associações comerciais e de hotéis e pousadas de Monte Verde será realizada no dia 11 de dezembro. Neste primeiro momento, as ações serão voltadas para Monte Verde, mas isso não impede que, em outras ocasiões, as ações sejam voltadas para propriamente Camanducaia e para a criação de outras turmas de aprendizagem em Monte Verde", comenta o procurador do Trabalho Paulo Crestana, na matéria da EPTV.

A primeira palestra, voltada aos servidores públicos de Camanducaia, será ministrada no dia 12 de dezembro no Centro Cultural Odair Paiva Sá, em Camanducaia, às 9h, para conhecimento de todos a respeito da proibição do trabalho infantil e as limitações do trabalho do adolescente. No próximo ano, o MPT deverá implantar um projeto para a capacitação dos educadores, para levar às escolas o tema dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Imprimir