Projeto qualifica jovens em Monte Verde com verba destinada pelo MPT

Mais de 800 jovens e adolescentes moradores do distrito de Monte Verde, no Sul de Minas, serão qualificados para o trabalho pelo Senac, por meio do projeto Qualifica Monte Verde. A iniciativa é do Fundo Especial do Ministério Público (Funemp), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e tem por objetivo ofertar cursos e workshops profissionalizantes para cerca de 40 turmas no distrito.

O MPT destinou uma verba de R$1 milhão para a implementação do projeto, que visa também a fomentar a economia na região, fortemente voltada para o turismo. Em 2010, o índice de crianças e adolescentes trabalhadores em Camanducaia era o dobro da média nacional, segundo o IBGE.  Em 2014, o município foi alvo de uma força tarefa do MPT. “Na ocasião, foi firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) para implementação e aperfeiçoamento de políticas públicas de combate ao trabalho infantil e profissionalização de adolescentes, priorizando a formação educacional e a geração de emprego e renda para as famílias vulneráveis. Assim, surgiu o projeto Qualifica Monte Verde”, explica o procurador Crestana.

De acordo com a coordenadora do Balcão de Empregos de Camanducia, Jamila Iara, o projeto Qualifica Monte Verde começou a formar alunos em agosto de 2016, quando foram ministrados os três primeiros cursos: Qualidade no Atendimento ao Cliente, com 20 alunos; Oratória e a Arte de Falar em Público, com 30 jovens; de Camareira, que atendeu 25 pessoas e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com 20 alunos. Os participantes receberam um kit do Senac com mochila e apostilas para as aulas.   Agora em outubro estão sendo ofertados cursos de Excel, iniciação à Fotografia, Photoshop CS6 e mais uma turma de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. A duração prevista do projeto é de até três anos e prevê também os cursos de Auxiliar Administrativo; Culinária Mineira; Garçom; Web Designer e outros. Mais informações sobre os cursos pelo telefone (35) 3433 – 2996.

 

Imprimir