Ipatinga recebe projeto estratégico Resgate a Infância
Durante três dias, aconteceram visitas a órgãos municipais ligados à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, oficina de capacitação e uma audiência pública
Ipatinga, no Vale do Aço, recebeu, entre 11 e 13 de setembro, a implantação do Projeto Resgate a Infância, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT). Durante os três dias de atividades, aconteceram inspeções/visitas a órgãos municipais ligados à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, oficina de capacitação e uma audiência pública. As ações contaram com a participação da coordenadora nacional da Coordinfância, Patrícia Sanfelici, da coordenadora regional da Coordinfância, Luciana Coutinho, e do procurador da Procuradoria do Trabalho no Município de Coronel Fabriciano Adolfo Jacob.
Segundo a procuradora Luciana Coutinho, as ações programadas para a cidade representam "um esforço concentrado com a coordenação nacional da Coordinfância, para execução de ações e medidas pertinentes aos três eixos de atuação do projeto Resgaste a Infância, tendo sido apresentado e escolhido o município de Ipatinga para receber a ação nacional em 2018, no estado de Minas Gerais".
Além de visitar e inspecionar equipamentos públicos da rede socioassistencial municipal, o projeto Resgate a Infância verificou ações desenvolvidas pelo poder público local no combate ao trabalho infantil e na regularização do trabalho de adolescentes. Também houve a capacitação dos agentes do sistema de garantia de direitos e rede de proteção das crianças e adolescentes sobre trabalho infantil.
Na quinta-feira, 13, uma audiência pública debateu e definiu estratégias e mecanismos para que empresas da cidade possam cumprir a cota de aprendizagem, além de estabelecer compromissos na profissionalização de jovens e adolescentes e no combate ao trabalho infantil.
O projeto Resgate a Infância atua conjuntamente sob o viés dos eixos educação, profissionalização e políticas públicas. Em Minas, a ação integra iniciativas da agenda estratégica regional e tem execução prevista em 64 municípios mineiros.
Fonte: Ascom/PGT
Leia também:
Combate ao trabalho infantil é tema de capacitação de educadores de Teófilo Otoni
MPT recebe Caravana da Participação de Crianças e Adolescentes