Copasa pagará multa de 1 milhão de reais pelo não cumprimento da cota legal de aprendizes

Valor será revertido para programas de aprendizagem profissional e beneficiará adolescentes e jovens vulneráveis do Programa Descubra!

Belo Horizonte (MG) – A Justiça do Trabalho homologou o acordo judicial nos autos de Ação de Execução de Termo de Compromisso firmado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG) perante o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). O acordo prevê o pagamento de multa no valor de R$1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil reais) pelo descumprimento da cota legal de aprendizagem profissional. Esse valor será integralmente revertido a programas de aprendizagem profissional destinados a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do Programa Descubra. Além do valor quitado, o acordo prevê ainda o aumento da destinação de 20 vagas de aprendizagem profissional para o Programa Fica Vivo!, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de minas Gerais, ainda no ano de 2021, perfazendo o total de 40 vagas.

Segundo a procuradora do trabalho, Luciana Marques Coutinho, que atuou no caso, “a Copasa havia firmado um TAC perante o MPT que, dentre outras obrigações, estabelecia o cumprimento da cota legal de aprendizagem profissional. Porém, a empresa descumpriu o compromisso por vários anos, não contratando aprendizes no número legalmente estabelecido. Diante desse cenário, o MPT ajuizou a ação de execução  que redundou no acordo, formalizado no CEJUSC, em audiência realizada nessa segunda-feira, dia 21”, explica.

Programa Descubra - O Programa é uma cooperação interinstitucional que funciona em Belo Horizonte, desde 2019, com o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Um projeto de interiorização do Programa já vem sendo articulado desde 2020. "A profissionalização é um direito fundamental de toda e todo adolescente e jovem, reconhecido no artigo 227 da Constituição da República. Cabe aos poderes públicos prover as formas para assegurar plenamente esse direito a todos. Em pouco mais de um ano de funcionamento em BH, o Descubra já mostrou que a constante interlocução entre atores sociais estratégicos pode ser decisiva para o aumento da oferta de oportunidades de aprendizagem e qualificação para jovens no mercado de trabalho. Por isso, a nossa meta agora é sensibilizar gestores públicos e outros agentes para a formação de redes de informação e de atuação em municípios do interior de Minas, para que possamos ampliar os resultados do programa e o número de jovens beneficiados", explica a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Descubra em Minas Gerais, a procuradora do trabalho Luciana Coutinho.

PAJ 004559.2020.03.000/8 - 36 

Leia mais:

- www.descubraaprendizagem.mg.gov.br

Programa Descubra já apresenta resultados concretos em Juiz de Fora (MG)

Programa Descubra avança para o interior de Minas Gerais

Programa interinstitucional Descubra terá mais 70 vagas de aprendizagem profissional destinadas pelo MPT

MPT assegura investimentos em cursos profissionalizantes para jovens em vulnerabilidade social

Cooperação interinstitucional gera o Programa Descubra

---

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir