• PRTs em Minas
  • PRT Belo Horizonte
  • Aberto edital para o envio de artigos para compor o livro digital “Escravidão na interseccionalidade de gênero e raça: um enfrentamento necessário”.

Aberto edital para o envio de artigos para compor o livro digital “Escravidão na interseccionalidade de gênero e raça: um enfrentamento necessário”.

Brasília (DF) - Neste 23 de agosto, Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lembra que a escravidão no Brasil durou três séculos, de 1550 até 1888. O país foi o último das Américas a abolir o regime. Na época, as pessoas negras obtiveram a liberdade, mas sem possibilidades de moradia, indenização financeira e sem acesso à mínima alfabetização.

Esse fato histórico contribui para que essa grande parcela da população também seja vítima de exploração nos dias atuais: negras e negros são 82% dos resgatados no chamado trabalho escravo contemporâneo ou trabalho análogo à escravidão. A prática envolve  aliciamento e pode incluir tráfico de pessoas. É caracterizada por trabalho forçado, condições degradantes, jornadas exaustiva e  servidão por dívida.

Como mudar isso? Por meio da produção de conhecimento.  O MPT conta com você nesse processo de conscientização e educação. Mande seu artigo para compor o livro digital “Escravidão na interseccionalidade de gênero e raça: um enfrentamento necessário”.

Interessadas e interessados podem enviar os trabalhos e formulário presente no edital até o dia 15 de setembro para o e-mail pgt.conaete@mpt.mp.br.

Confira o edital e saiba quais são os critérios de avaliação. 

--

Descrição da imagem - Para todos verem: Imagem em preto e branco, com um tom de esverdeado, exibindo as palmas das mãos de uma pessoa negra.

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

 

Imprimir