Live comemorativa do Programa Descubra! reúne quase 5 mil visualizações

Evento celebra os 2 anos do Programa e marca o lançamento do novo site


Belo Horizonte (MG) - No evento de lançamento do site, realizado no dia 17 de agosto, os jovens apresentaram por meio de depoimentos, vídeos e uma animação como estão se reinventando e construindo seus projetos de futuro. Além disso, foram apresentados os resultados já alcançados, a história do programa, o papel de cada instituição nessa aliança estratégica, formada por mais de 40 órgãos e entidades que firmaram há alguns anos essa parceria interinstitucional com objetivo de promover qualificação e trabalho protegido para jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Foi uma das experiências que mais me deixou nervosa, mas, no final, deu tudo certo. Essa foi a melhor oportunidade que eu consegui e na qual me sobressai. Sou realmente muito grata por essa chance porque, desde que iniciei meu trabalho como jovem aprendiz, todos sempre me incentivaram e me apoiaram. Eu só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de conhecer e participar do Descubra”, relata Pamela, uma das aprendizes que conduziram o evento.  

Durante a live, os jovens exibiram áudios com entrevistas e depoimentos de outros aprendizes inseridos no mercado do trabalho através do Programa "Descubra!" e relatos de jovens que já passaram pelo Programa. Também relataram sobre suas experiências no programa e mostraram vídeos mostrando um pouco do dia a dia de cada um.

A live também exibiu um vídeo animação comovente elaborado e produzido por aprendizes do Programa "Descubra" vinculados às entidades formadoras Ceduc Virgílio Resi, Ramacrisna e Rede Cidadã que participam de aprendizagem profissional em audiovisual e mediação de tecnologia.

O evento contou também com vídeos de representantes de algumas das instituições que compõem o Programa, destacando sua importância para promoção da profissionalização e cidadania para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

“O Programa Descubra é uma ampla cooperação interinstitucional, formada por órgãos do sistema de justiça, do Poder Público e também pelo setor privado. Todos com um propósito em comum: assegurar o direito à profissionalização para adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, em situação de acolhimento institucional e vítimas resgatadas da situação de trabalho infantil. Por meio do Programa, temos conseguido incrementar e gerar vagas de cursos de qualificação profissional, bem como vagas de inserção protegida no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem profissional para o público prioritário do Programa.”, explicou a procuradora do Trabalho no Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Luciana Coutinho.
 
A auditora-fiscal do Trabalho na Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, Christiane Azevedo Barros, explicou como se deu a formação do Programa, que surgiu, “inicialmente, com a proposta de contratação exclusivamente de jovens em cumprimento de medida socioeducativa pelo setor supermercadista, que tradicionalmente sempre cumpriu de forma exemplar a cota de contração de jovens aprendizes, assim como cumpre a cota de contratação de pessoas com deficiência, e sempre teve, também, um engajamento social diferenciado. A proposta foi acolhida, iniciamos com o número de dez aprendizes, dentre os quais alguns foram, inclusive, contratados como funcionários dessas empresas, após o término do contrato de aprendizagem.”
 
A coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais (FECTIPA/MG), Elvira Cosendey, destacou a importância da aprendizagem profissional na vida dos jovens. “Para mim, a aprendizagem profissional é a melhor oportunidade de primeiro emprego porque reúne as aulas teóricas e a parte prática na empresa, além de garantir aos jovens os direitos trabalhistas e previdenciários. O Programa Descubra reúne o que há de melhor em iniciativas de profissionalização para esses jovens em situação de vulnerabilidade social”.
 
A juíza do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), Samantha Hassen, explicou que “o ordenamento jurídico brasileiro estabelece um sistema de garantias às crianças e aos adolescentes, que devem ter um tratamento prioritário, baseado no princípio da proteção integral, sendo dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a eles direitos de todas as ordens. Dessa forma, o sistema de Justiça deve ter um olhar diferenciado e voltado para a proteção das crianças e dos adolescentes”.
 
O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPMG), Márcio de Oliveira, também destacou que “a profissionalização é um direito fundamental de todo adolescente e jovem, reconhecidos pela legislação enquanto sujeitos de direito. Cabe aos Poderes Públicos prover as formas para assegurar plenamente esses direitos a todos. O Programa Descubra avança nessa direção, promovendo uma aliança entre todas essas instituições parceiras, ampliando as oportunidades de inserção protegida no mercado de trabalho a jovens em situação de extrema vulnerabilidade social que, sem o suporte qualificado, dificilmente conseguiriam acesso a um contrato de aprendizagem ou a um curso de qualificação profissional”.
 
A responsável pela Superintendência de Atendimento ao Adolescente na Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Erika Vinhal, mostrou alguns dos resultados já alcançados pelo Descubra junto aos jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa na Suase, entidade responsável por elaborar, coordenar e executar a política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Minas Gerais. “O Programa Descubra tem sido um parceiro fundamental no cumprimento do eixo profissionalização na medida privativa de liberdade. Foram mais de 400 adolescentes beneficiados pelo Programa, sendo que 300 deles concluíram os cursos de qualificação profissional do Programa Jovens Profissionais do Futuro”.
 
Por fim, o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gustavo Moreira, deixou um convite aos participantes. “Faço um convite a você, que exerce um papel transformador na sociedade e se envolve com a causa da infância e da juventude para que possamos, juntos, capacitar profissionalmente e inserir os jovens no mercado de trabalho, permitindo, assim, a construção de um futuro melhor, não apenas para esses jovens beneficiados pelo Programa, mas, sim, para a sociedade como um todo”.

 

Todos os vídeos e áudios exibidos na live estão disponíveis no site do Programa Descubra.

Confira como foi a Live: https://www.youtube.com/watch?v=XNbyN1pZxnU

Conheça o novo site do Programa Descubrawww.descubraaprendizagem.mg.gov.br

 

Leia mais:

- Programa Descubra! completa 2 anos com quase 1.000 jovens beneficiados

Implementação do Programa Descubra é tema de reunião no município de Teófilo Otoni

Programa Descubra já apresenta resultados concretos em Juiz de Fora (MG)

Programa Descubra avança para o interior de Minas Gerais

Cooperação interinstitucional gera o Programa Descubra

 

--

 

Descrição da imagem - Para todos verem: Imagem colorida, print da tela do YouTube com o vídeo da live, na qual aparecem sete palestrantes que falaram durante a live e também o anúncio no novo site do Programa Descubra.

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

 

Imprimir