Com programação online e gratuita, Afro Presença 2021 reúne palestras, performance de artistas e muito mais

Evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Rede Brasil do Pacto Global (ONU) discute a importância da inclusão de universitários negras e negros no mercado de trabalho

 

Brasília (DF) - Com o tema “Derrube muros, abrindo portas”, o Afro Presença 2021 reuniu, em sua segunda edição, grandes personalidades e empresas em uma programação totalmente gratuita e online. O evento foi realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro, com o objetivo de encorajar o diálogo e ações afirmativas para a inclusão de universitários e universitárias negros e negras no mercado de trabalho. Idealizado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e com realização da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento conta também com apoio da iniciativa privada.

 

Os inscritos puderam desfrutar de uma programação de palestras, aulas magnas, debates, painéis e oficinas, além de terem acesso à "Vitrine de Oportunidades'', com vagas de emprego disponibilizadas. O evento apresentou, ainda, dinâmicas interativas para os participantes e apresentações artísticas de grandes nomes como o Olodum e o espetáculo teatral Solano, Vento Forte Africano.

 

A procuradora do Trabalho do Ministério Público em Minas Gerais (MPt/MG), Elaine Nassif, foi uma das mediadoras no evento do dia 10/09, às 16h, na Plataforma "Mercado". Além disso, entre os nomes que estiveram presentes no Afro Presença 2021 estão a jornalista e apresentadora Luciana Barreto, o jornalista e crítico de TV Maurício Stycer, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, o Cofundador do Instituto Brasileiro da Diversidade e ativista do movimento negro Hélio Santos, o jornalista, escritor, cartunista e ativista na luta pela igualdade racial no Brasil Maurício Pestana, a produtora e atriz Maria Gal. A atriz, jornalista, apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira, o ex-atleta e um dos principais nome do atletismo brasileiro Zequinha Barbosa, o ator brasileiro Val Perré, a premiada poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda e o antropólogo brasileiro-congolês especialista em antropologia da população afro-brasileira Kabengele Munanga também estão entre as vozes da edição.

 

Nesta edição, o evento contou com o apoio de grandes marcas como B3, Basf, Bayer, Bradesco, BTG Pactual, Coca-Cola, Colgate, Dow Química, Itaú, J.P. Morgan Brasil, Natura, Santander, TIM e Unilever.

 

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU - A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com cerca de 1,3 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Mais informações: @pactoglobalbr / www.pactoglobal.org.br

 

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas - Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas.

 

Mais informações: www.afropresenca.com.br

 

*Com informações da Rede Brasil do Pacto Global da ONU – Fonte: PGT.

 

Imprimir