Revista Labor: Reportagem do MPT-MG mostra como a aprendizagem profissional pode mudar o presente e o futuro de jovens

O texto apresenta o programa Descubra que oferece vagas para inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho

Belo Horizonte (MG) - Os leitores já podem conferir a 11ª edição da Revista Labor, periódico semestral com reportagens, entrevistas e artigos sobre a atuação do MPT em âmbito nacional. Além de matérias sobre trabalho análogo à de escravo, trabalho infantil, acidentes no meio ambiente de trabalho, a nova edição traz como tema principal o contexto da pandemia e os impactos e desafios impostos pelo vírus que mudou o mundo, inclusive o do trabalho.
"Uma luz no túnel escuro da pandemia", assinada pela jornalista Lília Gomes, com a colaboração do estagiário Vinicius Aguiar, mostra como, nesse contexto de pandemia, a aprendizagem profissional tem sido uma saída concreta para jovens em situação de vulnerabilidade e suas respectivas famílias. Por meio do Programa Descubra, o poder público, entidades formadoras e empresas oferecem oportunidades de trabalho formal e protegido a  esses jovens, por meio da aprendizagem profissional, uma perspectivas concreta de futuro.

“Se existe uma mazela social que a pandemia colocou em evidência foi a situação de vulnerabilidade que ameaça rigorosamente a vida e o futuro de milhares de famílias brasileiras. Falta é palavra de ordem para comida, educação, assistência médica, emprego, perspectiva de futuro. Nesse redemoinho, jovens que vivem na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) encontraram acolhida e esperança de futuro no Descubra!, Programa de Incentivo à Aprendizagem Profissional. Ele é resultado de uma cooperação interinstitucional pioneira, que foi formalizada, em 2019, por 11 órgãos públicos municipais, estaduais e federais e hoje já conta com a adesão de 19 entidades formadoras e 15 empresas”. Este é o trecho de abertura da matéria, que começa na página 90 da Revista. Clique aqui para ler a reportagem completa.


A Revista Labor foi criada em 2013 e é produzido pela Procuradoria-Geral do Trabalho (MPT) com a colaboração das Assessorias de Comunicação das Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs).


Clique aqui e confira a revista.

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir