MPT entrega a 24 estudantes mineiros o Prêmio MPT na Escola

O concurso leva ao ambiente escolar o debate sobre os prejuízos irreparáveis do trabalho infantil

Belo Horizonte (MG) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Minas Gerais promoveu, no dia 29 de outubro, a solenidade entrega do Prêmio MPT na Escola 2021 – Etapa Estadual. Professores e alunos de escolas públicas mineiras de todo o Estado se mobilizaram no debate e na produção de conteúdo sobre os temas combate ao trabalho infantil e profissionalização do adolescente / aprendizagem profissional. Além de medalhas de participação, foram entregues aos alunos um total de 24 prêmios uteis para a vida escolar: tablets para os primeiros lugares, caixas de som para os vencedores em 2º lugar e headsets para 3º colocados.

A premiação integra um conjunto de ações desenvolvidas com os municípios e profissionais da educação ao longo do ano, no âmbito do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação. A representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), procuradora Luciana Marques Coutinho lembrou da necessidade do engajamento da sociedade no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes: “ninguém faz nada sozinho quando se trata do trabalho infantil, precisamos trabalhar em rede, precisamos de união”.

A procuradora do Trabalho, Mariana Lamego, que na ocasião representou o procurador-chefe do MPT em Minas, Arlélio Lage, destacou que “o MPT Na Escola, ao promover o debate sobre o trabalho infantil dentro do ambiente escolar, empodera os alunos, pais e professores a falarem um enfático ‘não’ a esse problema tão grave em nossa sociedade, problema esse que contribui para a perpetuação da desigualdade e dificulta o desenvolvimento do nosso país”.

“Toda criança tem direito à educação. Saúde, lazer e diversão. Ter segurança, amor e proteção, com uma família sempre em união”, destacam os versos da música que conquistou o 1º lugar do Grupo 1 (4º e 5 anos), de autoria da aluna Lavinya Vitorya Carvalho Tupinambá, do Município de Andradas, sob a orientação da professora Daiane Celegati. A professora destacou que “nos dá muito orgulho saber que esse foi um trabalho produzido em uma escola da área rural, mesmo com todos os desafios que sabemos que existem em nossa escola. A Lavinya é nossa aluna desde pequenininha, desde a educação infantil, hoje sai do 5º ano com essa linda gratificação”.


A aluna Elisa Oliveira Silva, que conquistou o 1º lugar na categoria conto, do grupo 2 (6º e 7º ano), sob a orientação Lucíola Zacarias Mendes, do município de Belo Horizonte (MG), leu no palco o conto vencedor, narrando a trajetória de uma jovem que traçou uma história de sucesso profissional, iniciada a partir de sua contratação como jovem aprendiz. “Estou muito feliz de ter participado desse programa, acho que ele é fundamental para a construção de um futuro melhor para toda a nossa sociedade”, disse a professora Lucíola, e, em seguida destacou a importância de se desenvolver uma consciência coletiva com relação ao trabalho infantil e de se abrir oportunidades para os jovens em programas de inserção no mercado de trabalho.

A procuradora Luciana Marques Coutinho enfatizou a importância do engajamento dos municípios e, principalmente, dos professores, para a realização e o sucesso do Prêmio, que está em sua 7ª edição consecutivas no Estado. “É bonito ver o envolvimento e o comprometimento das escolas e dos educadores com esse projeto. A procuradora falou também sobre os desafios vividos nos últimos dois anos, no contexto de pandemia, e como isso afetou sobremaneira a vida dos educadores. “Os profissionais da educação foram muitos impactados com o fechamento das escolas, com as inúmeras dificuldades enfrentadas para a concretização do ensino remoto e, também, com o retorno às atividades presenciais, ainda permeadas por diversas restrições. E eu fico muito feliz de ver que, mesmo apesar de todas as dificuldades, nós conseguimos fazer o projeto que tem esse propósito de levar esse importante assunto para o território escolar”.

“O MPT na Escola é o melhor programa de combate ao trabalho infantil, porque ele conscientiza não só a escola, os professores, os dirigentes, mas também todos os alunos que se envolvem com o projeto e, consequentemente, a família. Então, ele se torna um programa de grande alcance na comunidade e, por isso, essa premiação é tão importante, para dar ainda mais visibilidade a esse tema tão fundamental para toda a sociedade”, destacou a coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), Elvira Cosendey.

Os três primeiros colocados em cada grupo receberam um tablet (1º lugar), uma caixa de som (2º lugar) e um headset (3º lugar), em cada categoria. Foram também premiados os professores / orientadores dos trabalhos vencedores que obtiveram o 1º lugar em cada categoria e grupo. A premiação foi dividida em dois grupos, de acordo com o ano escolar: o primeiro grupo para alunos de 4º e 5º anos, cujos trabalhos abordaram a temática do trabalho infantil; e o segundo grupo, para alunos do 6º e 7º anos, que apresentaram trabalhos com o tema profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. Foram inscritos trabalhos nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho.

Prêmio MPT Na Escola - O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional. "O objetivo do prêmio é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes", enfatiza a procuradora Luciana Coutinho.

Confira as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/L1kbCh1eCSdvSyGN8

Confira o vídeo da cerimônia de premiação: https://youtu.be/6vEhEgl9CYc

Confira a lista dos premiados. 

-- 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir